São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Dia de Cão" ensina a ver policial do presente

INÁCIO ARAUJO
"DIA DE CÃO" ENSINA A VER POLICIAL DO PRESENTE

"Um Dia de Cão" (Globo, 1h20), esse filme já tão visto, oferece algo de novo a ver. Há vinte anos, chamava a atenção pela franqueza com que Sidney Lumet filmou o assalto a banco praticado por Al Pacino e John Cazale.
Hoje, essa mesma franqueza é retomada pelo filme policial, em particular esses que se filiam ao "tarantinismo".
Mas, entre Lumet e Quentin Tarantino e seguidores, há um abismo. A franqueza do policial contemporâneo está vinculada ao cinismo, a um olhar descrente para as coisas.
Não que os filmes sejam inconsequentes (a priori, pelo menos), o mundo é que se tornou objeto de um desencanto tão cavalar que um assassinato tem o mesmo alcance de um piquenique. Não há lugar para conflito, só para a sobrevivência.
Em Sidney Lumet, ao contrário, a dimensão moral se impõe. Cada gesto, cada diálogo expressa um conflito. Do lado dos assaltantes, tanto quanto dos policiais que fazem o cerco ao banco, a sobrevivência é quase secundária.
Os personagens lutam para impor uma visão das coisas, e nesse pêndulo que nos remete ora à ordem instituída, ora a seus infratores, cria-se o quadro de uma sociedade de posições cambiantes, dinâmica, dilacerada.
Ainda é cedo para saber o que diz, com segurança, o que significa o novo policial.
Para começar, existe um jogo interno da arte, que consiste em romper com umas tantas convenções, de tempos em tempos. Mas sua simples existência esclarece um pouco sobre o que se passava nos EUA há não tanto tempo assim.
(IA)

Texto Anterior: Palmeiras 96! Tô com overdose de Verdão!
Próximo Texto: Orson supera tradição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.