São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rabino pressiona McDonald's

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um dos vice-prefeitos de Jerusalém, o rabino Haim Miller, disse que quer obrigar uma loja do McDonald's na cidade a parar de servir hambúrguer de queijo e a fechar no sabá judaico.
O membro do partido Judaísmo Unido pela Torá, favorecido na última eleição parlamentar, disse que os partidos religiosos vão tentar aprovar uma lei obrigando o McDonald's a seguir uma dieta casher, que proíbe misturar derivados do leite com carne.
"É uma questão de lidar com o fato de que eles estão violando o sabá e vendendo carne e leite juntos", disse Miller.
A rede de restaurantes tem 25 lojas em Israel, das quais 4 seguem os preceitos da culinária casher.
"Abrimos um restaurante não-casher em Jerusalém depois de recebermos permissão da prefeitura. Não vejo motivo para mudar isso de repente", disse Omri Padan, dono da rede em Israel.
Boas vendas
Ele disse que grande parte das vendas da loja de Jerusalém ocorriam no sabá judaico (sábado) e que transformar o restaurante em casher obrigaria a mudanças "significativas" no cardápio.
Com a eleição, os partidos religiosos passarão a ter 20% do Parlamento israelense e devem conseguir aprovar algumas de suas leis em troca do apoio ao premiê eleito, Binyamin Netanyahu.
Mas um assessor de Netanyahu disse que não daria aos religiosos mais poder do que aos leigos.

Texto Anterior: Bomba fere 4 israelenses na Cisjordânia
Próximo Texto: Havel pede a coalizão que forme o governo; Reino Unido veta dois projetos da UE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.