São Paulo, quinta-feira, 6 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yo Yo Ma dará 'aula' para músicos

Violoncelista estréia hoje em SP

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O violoncelista americano Yo Yo Ma, 40, fará hoje em São Paulo o primeiro de dois recitais programados pelo Cultura Artística. Os ingressos estão esgotados.
Uma outra opção para ouví-lo seria comparecer à master class que ele fará amanhã, sexta-feira, às 11h, no Teatro Cultura Artística. Os interessados, instrumentistas ou não, serão apenas ouvintes.
Os instrumentistas que participarão da aula -que também contará com a presença de Roberto Ring- já foram selecionados.
No recital de hoje, às 21h, ele executará Schumann, Crumb, Schubert, Messiaen e Franck. Amanhã deverá interpretar Bach, Beethoven, Falla e Piazzolla.
Ma é considerado uma das grandes revelações de seu instrumento. Sua discografia e suas apresentações em público são marcadas por uma mistura de extremo rigor técnico e de uma capacidade de introduzir cadências e imperceptíveis improvisações.
Nascido em Paris de pais chineses, ele e a família emigram para os Estados Unidos, onde Ma se matriculou na Juillard School, de Nova York, e se tornou aluno de Janos Scholz e Leonard Rose.
O início de sua carreira se dá quando, aos 8 anos, é escolhido por Leonard Bernstein como solista de um concerto para a televisão. Participa ainda, antes mesmo da adolescência, de uma série organizada no Carnegie Hall pelo violinista Isaac Stern.
Divulgador de peças contemporâneas -Stephen Albert, William Bolcom ou Richard Danielpour- Yo Yo Ma gravou com o pianista Emanuel Ax a integral das sonatas de Beethoven e Brahms.
Entre seus projetos recentes, está a transformação, em filmes, com coreografia de Mark Morris, das seis suítes para cello de Bach. Essas peças têm hoje em Ma o autor de uma gravação por muitos julgada como a de referência.

Master class: Yo Yo Ma (violoncelo)
Onde: Teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 011/256-0223)
Quando: amanhã, sexta, às 11h

Texto Anterior: CD traz o melhor do britpop
Próximo Texto: Filme de Mike Leigh abre mostra no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.