São Paulo, sexta-feira, 7 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

269 clínicas serão investigadas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A PF abriu inquérito para investigar irregularidades em 269 clínicas do Estado do Rio, baseado em relatório da Procuradoria da República no Rio feito entre 93 e 95.
O relatório, feito pelo procurador da República André Barbeitas, detectou problemas em 269 clínicas particulares conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado.
O MP descobriu que, em 94, o número de internações era maior que o número de leitos no sanatório de Corrêas, distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio.
O sanatório Corrêas e o sanatório Oswaldo Cruz, na mesma localidade, foram vistoriados ontem pela Comissão de Saúde da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio) e pelo diretor da Federação Nacional dos Médicos, Jorge Darze.
Segundo Darze, no Oswaldo Cruz há um sistema de esgoto aberto na cozinha. "São dois depósitos humanos. Ambos estão completamente lotados. A Oswaldo Cruz tem 640 leitos, que estão totalmente ocupados, e a Corrêas tem 320. Não há concorrência da rede pública", disse Darze.
Segundo ele, a Oswaldo Cruz apresenta problemas de higiene na cozinha e má conservação em todo o prédio, que é antigo.
Nas enfermarias também foram encontradas irregularidades. Os leitos e a roupa de cama, segundo Darze, estão em estado precário. Há apenas um cobertor fino para cada paciente. Na lavanderia, as roupas contaminadas não são separadas na lavagem.

Texto Anterior: Promotores de show no Rio são indiciados
Próximo Texto: Assaltante baleia dono de uma escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.