São Paulo, sábado, 8 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Jatene decide fechar clínica no Rio

WILSON TOSTA
DA SUCURSAL DO RIO

O ministro da Saúde, Adib Jatene, anunciou ontem, no Rio, o fechamento da clínica Santa Genoveva, onde 94 pacientes morreram desde o mês de abril (leia abaixo).
Ao todo, 16 casas de saúde para idosos e pacientes FPT (fora de possibilidade terapêutica) no município do Rio sofrerão intervenção a partir de segunda-feira.
O fechamento da Santa Genoveva ocorrerá assim que os pacientes atualmente internados forem transferidos para a rede estadual.
Jatene anunciou as medidas após uma reunião com os secretários da Saúde do Estado, Antônio Luiz Medina, e do município, Ronaldo Gazolla, e com o prefeito em exercício, Gilberto Ramos. "Em 30 dias, faremos uma nova reunião e veremos os próximos passos."
Intervenção
Inicialmente, haverá uma intervenção em todas as clínicas, prevista para durar 30 dias. Cada clínica terá um grupo interventor e será submetida a auditorias.
A intervenção será coordenada por uma comissão formada pelas secretarias da Saúde do Estado e do município e pelos ministérios da Saúde e da Previdência.
Os interventores terão poderes sobre todos os procedimentos médicos e gerenciais das clínicas, mas os atuais proprietários não serão afastados. Serão verificadas as condições dos doentes, dos médicos, da alimentação, da higiene, da enfermagem e outros.
Segundo o ministro, o Ministério Público estadual e a Procuradoria Geral da República acompanharão as auditorias, e, sempre que for constatada alguma irregularidade passível de ação na Justiça, os promotores ou procuradores vão ajuizá-las, independentemente de inquérito policial.
Número de leitos
Segundo o coordenador de Fiscalização Sanitária, Mauro Modesto, as clínicas que sofrerão intervenção (leia abaixo) foram escolhidas por terem grande número de leitos, a maioria acima de 50.
O ministro disse que a Santa Genoveva poderá até ser reaberta depois, se tiver condições de funcionamento adequado.
Jatene afirmou que o secretário da Saúde do Estado está tentando ativar leitos públicos para idosos.
A intervenção da Secretaria da Saúde do município na Santa Genoveva, iniciada segunda-feira passada, será mantida. Desde a semana passada, a clínica está proibida de internar pacientes.
Jatene informou que todos os cerca de 6.000 hospitais particulares que prestam serviços ao SUS serão recadastrados.

Clínicas que sofrerão intervenção: Santa Genoveva, Casa de Saúde Grajaú (duas unidades), Casa de Saúde Afonso MacDowell, Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora das Graças, Hospital Nossa Senhora do Socorro, Mordomia e Hospital Nossa Senhora das Dores, Hospital São Benedito, Casa São Fernando, Casa de Saúde República da Croácia, Casa de Saúde Gabinal, Assistência Médico-Hospitalar São Jorge, Semel/Serviços Médicos Leopoldina, Clínica de Repouso Campo Belo, Casa de Saúde Santa Rita e Clínica Jardim América.

Próximo Texto: Senado vai investigar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.