São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Origem não pode ser local'

SERGIO TORRES
DO ENVIADO ESPECIAL

Coordenadora da pesquisa do Departamento de Geografia da UFRJ, a professora Lia Osório Machado diz não ter dúvidas da origem ilegal da maior parte do dinheiro depositado em cidades pequenas e médias da Amazônia.
Ela dedicou os últimos 20 anos a pesquisas sobre a região. "Em cidades menores, este dinheiro todo não pode ser o resultado de vendas nos mercados locais", diz.
Com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), a pesquisa estuda há três anos o impacto da "economia da droga" na economia amazônica.
Com as informações fornecidas pelo BC, os pesquisadores notaram a disparidade entre a economia oficial e os valores que circulam nas agências bancárias.
Mapas montados a partir de relatório da Embratel mostram ainda que há satélites ligando 24 horas por dia pequenas cidades a centros como São Paulo, Rio e Brasília.
Para Lia, "só um banco justifica este aluguel. Não há indústria na região que justifique o aluguel do satélite por 24 horas".
(ST)

Texto Anterior: Fronteira não tem vigilância
Próximo Texto: Falida, Xapuri gira R$ 64 mi em um mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.