São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Imposto consome até 1/3 do salário

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um assalariado no Brasil paga entre 10% e 30% de seu salário em impostos diretos.
Isso significa os debitados no contracheque, como, por exemplo, IR (Imposto de Renda), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e contribuição sindical.
A pedido da Folha, a consultoria Coopers & Lybrand calculou quanto paga de imposto um trabalhador que ganha R$ 2.000 por mês, com e sem dependentes (veja os números no quadro ao lado).
O resultado é que ele trabalha 80 dias por ano -ou sete dias por mês- para os governos.
Se forem computados só os impostos diretos, o número cai aproximadamente pela metade -ou seja, trabalha 40 dias por ano ou três dias e meio por mês.
No exterior
"Em termos absolutos, não é muito diferente de outros países do mundo", comenta Douglas Nogueira, 40, sócio da área de impostos da Coopers & Lybrand.
"Não se pode afirmar que o brasileiro paga mais do que o norte-americano, mas o retorno não condiz de jeito nenhum."
"Se você acha que só paga o que está no contracheque, está enganado", diz o consultor.
"Você paga a mesma coisa pelos mesmos serviços públicos sob a forma de impostos indiretos."
É o caso do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), pago à prefeitura, ou do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), pago ao Estado.
"Nos EUA, há uma consciência fantástica sobre o que é pago. Lá o contribuinte se sente uma autoridade, o que não acontece aqui."

Próximo Texto: Saiba quanto o trabalhador paga de impostos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.