São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mutuários podem ter desconto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os mutuários da CEF (Caixa Econômica Federal) podem ser beneficiados ainda neste ano com uma redução de até 50% sobre o saldo devedor do financiamento do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).
O desconto deverá beneficiar somente os mutuários do SFH que assinaram contrato até 1990 e que quiserem quitar antecipadamente seu financiamento habitacional.
Para isso, o presidente da CEF, Sérgio Cutolo, quer enviar um projeto de lei ao Congresso.
A redução do saldo devedor como forma de incentivar a quitação antecipada dos financiamentos já foi adotada antes para os contratos assinados até 1986. Agora, a CEF quer ampliar esse prazo para 1990.
O mutuário terá ainda outra opção para quitar seu imóvel: multiplicar o valor atual da prestação pelo número de meses que ainda falta pagar. Nesse caso, a prestação seria corrigida por uma projeção do índice previsto no contrato.
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá ser usado na quitação antecipada.
A medida em estudo pela CEF não beneficiaria os mutuários dos demais agentes financeiros (bancos privados, por exemplo). Cada banco poderá optar, após a aprovação da lei, por oferecer o mesmo benefício a seus mutuários.

Texto Anterior: Função do tapete não é só cobrir
Próximo Texto: Uma aliança possível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.