São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desejo do Shelter vai todo para música

SILVIA RUIZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Junte a pureza e os valores espirituais dos Hare Krishnas ao peso e agressividade do hardcore. Isso é Shelter, a banda norte-americana que está no Brasil para uma série de shows. O som foi batizado de krishnacore, devido às letras "positivas" das músicas.
Devotos de Krishna, os Shelter foram obrigados a abrir mão da vida material. Sexo, só para procriar. O guitarrista Dave Porcell, 24, diz que não transa há oito anos: "Não deixo meu corpo tomar conta de minhas vontades".
O vocalista Ray Cappo, primeiro do grupo a entrar para o Hare Krishna, está há cinco anos sem transar. Como ele resiste à tentação? "Não beijo minha namorada por mais do que 30 segundos."
Mas nem sempre isso é possível. Franklin, o baixista, tirou a barriga da miséria. "Há dois anos, encontrei uma velha amiga e acabou acontecendo", conta, com cara de quem pecou.
As guitarras sempre foram a única paixão do inglês Adam Blake. Com 21 anos, o mais próximo que ele já chegou de uma garota foi por meio de um aperto de mão. Com orgulho, ele diz que é virgem e nunca deu um beijo na boca.
Os integrantes do Shelter (com exceção do baterista, Roy Mayorga, que não é Hare Krishna) também não bebem, não fumam, não usam drogas, nem comem carne.
Para levar numa boa uma vida com tantas restrições, Porcell diz que é preciso "substituir os prazeres materiais pelos espirituais".
Por isso, todos, menos o baterista, dedicam as manhãs para cuidar da alma. Fazem yoga, entoam mantras e lêem livros religiosos.
Para matar a fome, só frutas, legumes, leite e grãos previamente "purificados". Ou seja, oferecidos para Krishna antes de consumidos. Alho e cebola, nem pensar. Segundo os livros sagrados, esses temperos têm "energia pesada".
Apesar de todos os esforços, ainda não encontraram substituto espiritual para um dos maiores prazeres da vida material: o consumo.
O primeiro programa da banda em São Paulo foi uma ida ao shopping mais próximo. Compraram roupas, camisas de times de futebol e discos -entre eles, CDs do Sepultura, considerado por eles a melhor banda hardcore do mundo. Franklin confessa: "Eu adoro roupas; preciso alcançar um nível espiritual mais alto para poder controlar esse desejo".

Shows do Shelter no Brasil: Salvador, 9/06; Rio de Janeiro, 11/06; Porto Alegre, 12/06; Curitiba, 13/06; São Paulo, 14 e 15/06; Belo Horizonte, 16/06.
Informações: tel. (011) 813-6644.

Texto Anterior: Duração de viagens espaciais por meios tradicionais
Próximo Texto: Banda inspirou straight edge
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.