São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vai para o Olimpo ou não vai?

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cansaço físico e mental, dietas rigorosas, falta de tempo para o namoro, a escola, família e amigos. Essa é a dura rotina dos 17 teens que têm até 20 anos e vão defender o Brasil na Olimpíada de Atlanta, que começa no dia 19 de julho.
Nunca o Brasil enviou tantos atletas. Estão certas as presenças de 210, além da equipe de remo, cujo Pré-Olímpico estava marcado para o último fim de semana, no Rio de Janeiro.
Outros três jovens ainda esperam uma vaga. Valdir Lemen, do ciclismo, e Ronaldo, do futebol, ambos de 19 anos, aguardam a decisão do técnico; Edinanci da Silva, também 19, do judô, depende de resultados de exames médicos.
Vida dura a desses jovens campeões. Eles treinam, em média, cinco horas por dia. Com a chegada das Olimpíadas, nem fim de semana escapa.
A ginasta Soraia Carvalho, 17, por exemplo, treina sete horas e meia todo dia, inclusive fim de semana. "Adoro dançar, mas agora isso é impossível", lamenta.
Namorar, então, nem pensar! Dos 17 atletas, só quatro estão comprometidos, e um, casado. A jogadora de futebol Kátia da Silva, 19, por exemplo, passou tanto tempo longe do namorado que, quando voltou, ele estava com outra. "Desisti de namorar", diz ela.
Conformada, a judoca Cristhiane Parmigiano, 17, resume sua atual situação: "Meu único namorado hoje é o judô!"
Estudar virou artigo de luxo para eles. Nas últimas semanas, nenhum deles passou pelo colégio. Dos cinco atletas universitários, quatro trancaram a matrícula.
Paixão pelo esporte. É como eles explicam tanta dedicação. "Não consigo me imaginar fazendo outra coisa na vida a não ser velejar", diz Rodrigo Amado, 20.

Texto Anterior: Não existe vagina tamanho único
Próximo Texto: JUDÔ; GINÁSTICA ARTÍSTICA; NATAÇÃO; FUTEBOL MASCULINO; FUTEBOL FEMININO; TÊNIS; VELA; BOXE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.