São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ironias da Modernidade' exalta a ironia

DA REDAÇÃO

As diferentes maneiras de se entender a arte moderna, pelos escritores, músicos e artistas que a criaram, são tema de "Ironias da Modernidade", do professor, ensaísta e colaborador da Folha Arthur Nestrovski.
O lançamento do livro acontece amanhã, às 19h, na Livraria Corrêa do Lago, em São Paulo.
Por meio de seus ensaios (vários deles publicados na Folha), Nestrovski mergulha na ironia para explicar os acontecimentos que fomentaram a modernidade estética.
Dividido em duas partes, música e literatura, o autor inicia seu trabalho com uma análise das peças de Shakespeare, como "Macbeth", e prossegue até a obra do compositor Schoenberg: "A resistência à música de Schoenberg é uma resistência à própria música", afirma Nestrovski.
Outros que se tornam tema para o seu trabalho, entre vários, são o poeta T.S. Eliot, o escritor Thomas Mann, o compositor Beethoven e, ainda, o crítico norte-americano Harold Bloom, que está presente no ensaio "Influências".
Neste trabalho, Nestrovski fala sobre influência como tema, algo que "vai se tornar um tema central na crítica e teoria literária no período moderno".
O autor prossegue ainda analisando a própria idéia de "precursor" para, então, se chegar ao conceito bloominiano de "angústia da influência": "A Angústia da Influência é a sensação paralisadora que todo poeta tem do precursor; é a falência da imaginação quando o 'homem célebre' de Machado de Assis se afasta do piano e confessa a si mesmo que a sua inspiração era 'apenas eco de alguma peça alheia, que a memória repetia e ele supunha inventar'".

Lançamento: Ironias da Modernidade
Onde: Livraria Corrêa do Lago (r. João Cachoeira, 267, Itaim; tel. 011/282-0066) Quando: amanhã, às 19h

Texto Anterior: Coluna Joyce Pscowitch
Próximo Texto: Carvalho lança novo romance
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.