São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Micro ajuda a vender embalagens

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além de acelerar o processo produtivo e auxiliar o desenvolvimento de projetos, programas de CAD (Computer Aided Design), que fazem desenhos técnicos no computador, podem ser uma boa arma de marketing.
É o que pensa a Santa Marina, uma das empresas líderes nacionais do setor de embalagens, ligada ao grupo francês Saint Gobain.
Durante a 12ª Fispal -Feira Internacional de Alimentação-, a ser realizada no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, de 11 a 14 de junho, a Santa Marina vai colocar à disposição de seus clientes uma estação de trabalho dedicada à produção de embalagens.
Durante a feira, clientes da empresa poderão sentar-se com técnicos e designers da empresa e desenvolver novos projetos exclusivos de embalagens.
Dois dias após a realização do projeto gráfico, poderão também receber, a preço de custo, um protótipo do projeto em resina ou madeira pintada. Assim, o cliente poderá avaliar melhor o resultado.
Pequenos clientes
Segundo Salvatore Privitera, diretor comercial da empresa, a idéia é mostrar aos pequenos e médios clientes da Santa Marina os equipamentos que a empresa tem à disposição para desenvolvimento de produtos.
"Muitos de nossos clientes de pontos distantes do país não têm idéia de como poderiam aproveitar melhor nosso centro técnico de desenvolvimento de embalagens", diz Privitera.
Segundo ele, essa estratégia faz parte de um esforço da companhia de ampliar a participação de pequenas e médias empresas, que hoje respondem por 10% do faturamento da Santa Marina.
"Descobrimos que nem 10% de nossos esforços estavam sendo dedicados a esses clientes", diz o diretor comercial da empresa.
Por isso, a Santa Marina resolveu focalizar mais as necessidades das pequenas indústrias, fazendo com que elas conheçam melhor o processo de desenvolvimento.
Realismo
O centro de desenvolvimento de produtos da Santa Marina possui três estações de trabalho da Hewlett-Packard -que utilizam um software de CAD também da HP, chamado "ME-30".
Uma dessas estações estará disponível para a execução de projetos na Fispal.
Após a execução do modelo tridimensional, ele é aberto em outro programa, o "Solid Design", por meio do qual são atribuídas características realistas como textura e decoração -rótulos ou marcas em baixo-relevo, por exemplo.
O resultado é impresso em uma impressora térmica para avaliação do cliente. Aprovado o projeto, o modelo é enviado a uma empresa especializada na confecção eletrônica de protótipos.
Segundo Giovani Agnoletto, gerente de desenvolvimento de produto da Santa Marina, esse processo tem auxiliado a empresa na geração de parcerias com pequenas indústrias.
"Muitas vezes, o cliente tem uma vaga idéia na cabeça. Depois de sentar algumas horas com um designer em frente ao computador, ele consegue transformar essa idéia em realidade."

Próximo Texto: "Administrador #1" vem com desconto; Usuários de Mac têm promoção na Sanet; Expansão de memória está em oferta; Estabilizador da Inside é próprio para Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.