São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expresso do meio-dia fisga Ruth Cardoso

SILVIO CIOFFI
DA REDAÇÃO

A primeira-dama do Brasil, Ruth Cardoso, tem aproveitado os intervalos da conferência Habitat 2 -a última organizada pela ONU neste século- para visitar atrações turísticas de Istambul.
Ela e os cerca de 20 mil delegados desse evento que, até o próximo dia 14, reúne representantes de governos, ONGs e da iniciativa privada em torno da questão urbana.
Ruth Cardoso visitou o palácio de Topkapi "na hora do almoço" e também disse à Folha que a mesquita Azul é uma das coisas "mais maravilhosas" que já viu.
A despeito de seus problemas urbanos, do trânsito caótico, a maior cidade turca -com mais de 7,3 milhões de habitantes- é de fato um lugar surpreendente.
Palácio
Istambul espalha-se pelos dois lados do estreito de Bósforo, que divide a Europa da Ásia, e tem entre seus tesouros já descobertos o acervo do palácio Topkapi (erguido entre 1472 e 1478) e a mesquita Azul, única com seis minaretes.
Já a Santa Sofia, concebida como igreja na época bizantina e hoje museu que mescla mosaicos cristãos e arte islâmica, é possivelmente a mais completa tradução da cidade como encruzilhada religiosa.
No alto de cada mesquita -e Istambul tem mais de 2.000 delas, além de 70 igrejas e 18 sinagogas-, como na bandeira turca, triunfam a Lua crescente e a estrela, símbolos do islã.
Mas, se é que as cidades têm alma, a de Istambul vaga pelos seus grandes mercados.
O Grande Bazar, imenso labirinto de corredores abobadados onde se compra de tudo, é o maior e o mais turístico de todos.
Já no mercado de especiarias Bazar Egípcio tâmaras, figos, damascos e temperos são pechinchados com fervor quase religioso.
É o lugar mais colorido nessa antiga capital de impérios -bizantino, romano e otomano- tomada por construções cinzentas e pontilhada de minaretes que chamam os fiéis, com uma triste ladainha, para cinco orações diárias.

Texto Anterior: Museu e sepultura são as poucas atrações de Ancara
Próximo Texto: Pacotes custam desde US$ 370
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.