São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha arrebata fãs de culinária marinha

NELSON ROCCO
EM MAIORCA

Verde, azul e dourado. Essas são as três cores que vão inebriar a visão do turista em visita à ilha de Maiorca.
Localizada em pleno mar Mediterrâneo, Maiorca é um paraíso tropical, ideal para quem espera encontrar boa comida a preços razoáveis e pessoas simpáticas, além de paisagens inigualáveis.
A cozinha de Maiorca é rica em pratos exóticos. O frito maiorquino, um refogado de frutos do mar com legumes, vai muito bem como entrada. É impossível passar pela ilha sem degustar uma paelha, preparada de várias formas.
Ensaimadas Mas as ensaimadas, conhecidas em toda a Espanha como uma iguaria típica do lugar -uma espécie de rosca recheada com creme, com massa fina, como a de "croissant"-, são imperdíveis.
No aeroporto é comum ver passageiros carregando várias ensaimadas, todas em embalagens especiais semelhantes às de pizza.
A temperatura média da ilha varia entre 15 ºC no inverno a 27 ºC durante o verão.
O povo de Maiorca é muito hospitaleiro. O idioma mais utilizado na ilha é o catalão (o espanhol é a língua oficial do país).
Capital Palma, a capital, é marcada pela baía e pelo porto e é dividida em duas áreas. A parte nova ostenta redes de hotéis em prédios luxuosos e modernos.
Na parte antiga é que estão as construções em estilo gótico e ruas estreitas, onde mal cabe um carro.
No interior da ilha, é possível conhecer vários "pueblos". Há povoados em que não se encontram um bar ou uma loja. Em Olerias, por exemplo, só existem casas.
Vale também visitar as cidades de Sóller, encravada entre a serra e o mar; Manacor, famosa pela produção de pérolas, e as praias Es Trenc, Magaluf e Illetes.
A serra de Tramontana é outro passeio obrigatório. A estrada serpenteia entre montanhas rochosas e pequenos povoados. É na parte central da serra que fica o pico Puigmaior, com 1.445 metros de altura.

LEIA MAIS sobre Maiorca nas págs. 6-10 e 6-11

Texto Anterior: Pacotes custam desde US$ 370
Próximo Texto: Local cultua influências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.