São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trem ficou 30 anos parado

DO ENVIADO ESPECIAL

Um trem que ficou parado por mais de 30 anos transformou-se em um dos maiores atrativos turísticos do norte de Buenos Aires.
O Tren de la Costa funcionou entre 1891 e 1960. Depois de ficar como uma "linha morta" por mais de 30 anos, foi reinaugurado há cerca de dois anos.
As estações, restauradas, estão se transformando em shoppings e locais de lazer. "A volta do trem gerou muitos empregos, o que é bom, especialmente por causa da recessão", diz a estudante de direito Ines Morra, 19, que trabalha no posto de informações na estação de San Isidro.
Para o turista, o meio de transporte possibilita acesso fácil aos subúrbios ao norte da capital, tranquilos e arborizados.
Algumas estações ainda estão sendo remodeladas e pretendem atender a um tipo de lazer específico. Na estação Barrancas, a intenção é instalar galerias de arte, antiquários e um teatro.
Em Anchorena, os principais atrativos serão os esportes náuticos, praticados no rio da Prata. As obras ainda não estão concluídas.
Entre as estações San Isidro e Libertador há uma pista de jogging com seis quilômetros de extensão. San Isidro é o ponto mais movimentado da linha.
Na estação há lojas, cafés, restaurantes, cinemas e um pequeno parque de diversões.
Os vagões viajam da estação Maipu, perto da residência oficial do presidente Carlos Menem, e terminam seu percurso depois de 15 km, na estação Delta, na confluência dos rios Tigre e Luján.
Nas estações também são oferecidos cursos e espetáculos de música e teatro gratuitos, com uma programação mensal.

Tren de la Costa - Acesso pela estação Retiro. Pegar a linha Mitre 2. Descer na estação Mitre, onde há uma ponte que a liga à estação Maipu do Tren de la Costa. Preço: US$ 1,50, nos dias de semana, e US$ 2, aos sábados e domingos. Horários e informações pelos telefones (00-54) 1-732-6232/6132

Texto Anterior: Lugar da moda foi morada de sem-teto
Próximo Texto: Restauração deu vida a Puerto Madero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.