São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zelve e Goreme desafiam tempo e vento

JOÃO BATISTA NATALI
DO ENVIADO ESPECIAL À TURQUIA

Dois nomes devem ser retidos para qualquer visita à Capadócia: Zelve e Goreme. São duas cidades com templos e habitações escavadas nas montanhas e hoje transformadas em museus ao ar livre.
Zelve chegou, em seus áureos tempos (século 11), a abrigar 20 mil habitantes. Tem como particularidade a convivência de cristãos e muçulmanos.
As duas comunidades dividiram a cidade até 1924, quando a Grécia "repatriou" os cristãos ortodoxos moradores na Turquia, e esta os muçulmanos de cultura turca residentes em território grego.
Vale a pena subir 20 metros de encosta (é a altura da erosão depois que as últimas grutas foram escavadas) e penetrar nesses apartamentos com cômodos interligados por corredores e escadas.
Detalhe importante: a cidade, vista hoje, não é a mesma de há 40 anos. Como as montanhas desmoronam com facilidade, o que se vê é um corte vertical daquilo que parece ser uma "casa de bonecas" feita por adultos.
Não muito longe dali, a segunda cidade, Goreme, tem como preciosidade os afrescos e mosaicos no interior de grutas que funcionaram como igrejas cristãs.
Quatro recomendações: as igrejas de Santa Bárbara, da Serpente, da Sandália e -fora do perímetro do museu- a maior e mais bonita entre elas, a do Cinto, com pinturas murais do século 10.
Zelve e Goreme abrem todos os dias das 8h às 17h30. Na primeira, o ingresso de adulto custa o equivalente a US$ 2,75 e, na segunda, custa US$ 4,20.
(JBN)

Texto Anterior: Primeiros habitantes escolheram Goreme; Prédio de seis andares foi esculpido no séc. 11; Igreja abriga afrescos da Bíblia e Pentateuco; Avcilar tem mais belas "chaminés de fadas"; Santa Maria mantém afrescos conservados; Vandalismo destrói imagens de paredes; Afresco em igreja traz "recordação" de turista
Próximo Texto: Região é pequena notável longe de tudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.