São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

FHC diz que falta vergonha na saúde

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente Fernando Henrique Cardoso declarou que o problema da saúde no Brasil não é só de falta de recursos. "Há também muita falta de vergonha da parte de quem utiliza mal os recursos."
FHC, que foi ao Rio ontem participar de um congresso de telecomunicações, defendeu a punição dos responsáveis pelas mortes ocorridas na clínica Santa Genoveva (Santa Teresa, centro do Rio).
Segundo o presidente, as mortes de 98 pacientes desde abril não se devem ao baixo valor da diária paga pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como chegaram a alegar os sócios da clínica, Mansur José Mansur e Eduardo Espínola.
"Isso não é falta de recursos, é falta de compromisso com o país, de gente que usa e abusa do recurso. Têm de ser punidos, a meu ver", afirmou. O pagamento é de R$ 17 por dia, excluídas as despesas com medicamentos e exames.
Punição
Fernando Henrique afirmou que a punição dos responsáveis tem de ser feita por intermédio de instrumentos democráticos. "Não é o governo que pune, não é o ministro, não é o governador. São as leis. Tem que fazer com que a Justiça puna", disse o presidente.
A intervenção da clínica, decidida na sexta-feira pelo ministro da Saúde, Adib Jatene, foi feita com o conhecimento do presidente da República, que disse achar "uma vergonha" os acontecimentos. "O ministro me consultou, e eu fui favorável à decisão tomada aqui."
Transferência
O governador do Rio, Marcello Alencar, disse que já conseguiu 20 leitos para iniciar a transferência dos internos da Santa Genoveva para os hospitais da rede pública. Alencar não informou quando começará a transferência.
Ele disse ainda que o Estado não tem condições de fazer uma fiscalização efetiva das clínicas, como manda a lei, e sugere que haja auxílio da sociedade civil para se implementar esta fiscalização.
Alencar defendeu que os parentes dos internos FPT (fora de possibilidade terapêutica), como os da Santa Genoveva, ajudem, denunciando as más condições.

Próximo Texto: Doente idoso dá mais gasto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.