São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 1996
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Mercado de carro "popular" tem queda

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A participação do carro "popular" no volume total de carros nacionais vendidos no país está em queda. Em maio, as montadoras entregaram às concessionárias 55.377 "populares", 51,9% do total comercializado.
Isso representa redução de mais de oito pontos percentuais em relação a fevereiro, quando o carro "popular" ficou com 60,6% das vendas. Mas o número de unidades negociadas (55.883) foi quase o mesmo de maio.
Em março e abril, a participação do "popular" caiu para 59% e 55,3%, respectivamente.
Para Silvano Valentino, presidente da Anfavea (entidade que representa as montadoras), existem duas razões para a queda da participação dos "populares": aumento da oferta dos carros do chamado segmento B (Gol CL e GL e Palio, por exemplo) e o atraso na chegada ao mercado do Fiesta, o novo "popular" da Ford.
Para Valentino, essa tendência de queda dos "populares" deve ser revertida nos próximos meses.
Vendas e produção
Em todo o ano de 95, foram comercializados 595.845 (53,8%).
As vendas de veículos nacionais e importados tiveram queda de 10,2% nos primeiros cinco meses do ano. A indústria comercializou 657 mil unidades este ano.
Os estoques no final de maio cresceram 8% em relação a abril. As fábricas e as revendas têm 124 mil unidades em estoque, o que a Anfavea considera "normal".

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