São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 1996
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Teatros exibem traileres de peças

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Neste final de semana, o público que for às peças "Pérola", "Noviças Rebeldes" ou "A História do Homem" (que estréia dia 14) terá uma surpresa antes do início dos espetáculos.
As três peças encabeçam um projeto de trailer para teatro, ou seja, quem for assistir "Noviças Rebeldes" no teatro Imprensa verá um trecho da peça "A História do Homem", que entrará em cartaz no Bibi Ferreira.
O princípio é o mesmo do trailer de cinema. Como os teatros agora estão equipados com um telão para projetar os créditos da peça e seus patrocinadores, em vez de mostrar apenas publicidade de produtos, 30 segundos serão destinados a um trecho de uma outra peça em cartaz na cidade.
A iniciativa foi dos produtores Augusto Pinto, de "A História do Homem", Lelo Filho, de "Noviças Rebeldes", e Marcia Halfim, de "Pérola", em conjunto com a Promoteatro, rede que mantém os telões nas salas de espetáculo.
"Em vez de anunciar chocolate, refrigerante e restaurantes, pensei em anunciar teatro para o público de teatro", afirmou Augusto Pinto, que também produziu o vídeo de "A História do Homem".
A idéia é manter os traileres em cartaz por três meses para medir a reação do público. As três peças são comédias. "O público vai ao teatro para ver uma peça e não um vídeo. Por isso tivemos cuidado de fazer algo rápido e divertido", afirmou Pinto.
Para a produtora Marcia Halfim, do espetáculo "Pérola", o vídeo traz a vantagem de ser informativo às pessoas que frequentam teatro.
"Tinha visto no cinema um trailer da peça 'Mary Stuart' e gostei muito. Acho que esta é uma tendência." Segundo ela, o vídeo ainda está em fase de produção e deve ser rodado em 16 mm.
Lelo Filho, produtor e ator de "Noviças Rebeldes", afirmou que a única dificuldade é o alto preço para a realização de um vídeo.
"É oneroso produzir um filme, mas estamos tentando uma solução intermediária de forma criativa, usando fotos das noviças sem deixar de ser engraçado", disse.
Segundo Augusto Pinto, o vídeo de "A História do Homem" foi orçado em R$ 20 mil. "A vantagem é que fazemos uma publicidade da peça direcionada ao seu público-alvo."
Segundo Antonio Carlos Camargo, da Promoteatro, inicialmente, apenas os teatros Jardel Filho, Imprensa e Bibi Ferreira terão os vídeos, mas outras sete salas em São Paulo podem adotar a idéia.
Além dos traileres, o público que assistir a espetáculos nessas salas deverá receber gratuitamente a partir de julho a revista "Cenário", sobre as peças em cartaz.
"A idéia é lançar uma agenda cultural de teatro por meio dos traileres e da revista", disse.
(DR)

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