São Paulo, quarta-feira, 12 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogadores 'abrem' nariz

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de a Eurocopa contar com um futebol semelhante ao praticado no Mundial dos EUA, o torneios apresenta algumas novidades ao torcedor.
Os jogadores de quase todas as equipes têm utilizado um "dilatador nasal", espécie de adesivo colocado no nariz cuja função é ampliar a capacidade de respiração dos atletas.
O "dilatador nasal", bastante usado pelos jogadores de futebol americano, já foi empregado neste ano por pilotos da Fórmula 1, como Barrichello e Villeneuve, e por corredores da Maratona de São Paulo. Mas é a primeira vez que futebolistas fazem uso do aparelho em um torneio importante.
O professor de educação física e ex-coordenador de futebol do São Paulo João Paulo Medina, 48, vê o "dilatador nasal" como mais um instrumento de apoio ao atleta de alto nível.
"É mais um elemento no futebol de hoje, que é muito competitivo. Há um aumento do potencial fisiológico do atleta", afirma.
Uniformes
Outra novidade do torneio é o uso do logotipo da Euro-96 nas camisas das seleções. Normalmente, as equipes utilizam "scudettos" nos uniformes.
(RBu)

Texto Anterior: Em Nottingham
Próximo Texto: Grêmio joga por um empate na Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.