São Paulo, quinta-feira, 13 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clínica é acusada de maus-tratos

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Vizinhos da casa de saúde Humaitá, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio), afirmaram que pacientes da instituição psiquiátrica sofrem maus-tratos e recebem comida de má qualidade. Muitos andariam nus pela instituição.
A Humaitá é de propriedade de Eduardo Espínola, sócio da clínica Santa Genoveva. No domingo, a clínica recebeu pelo menos seis idosos com quadros psiquiátricos, transferidos da Santa Genoveva.
Relatório da Secretaria Municipal da Saúde acusou a Humaitá de oferecer atendimento precário.
Irasilda Perim, 45, afirmou, porém, que seu marido está há cinco meses internado na Humaitá e é bem tratado. Outra mulher, que não disse o nome, afirmou que leva comida para o filho internado. "Ele não gosta da comida daqui."
Com receio de represálias, quatro vizinhos entrevistados pediram para não ser identificados. Um deles, que disse conhecer um segurança da Humaitá, afirmou que "o pau come" em algumas dependências da instituição.
Uma moradora disse que, à noite, são ouvidos gritos de pacientes espancados. Relatório da secretaria comparou um dos pavilhões ao inferno descrito por Dante Alighieri em sua "Divina Comédia".
O administrador da Humaitá, Maurício Quadros, negou as acusações, afirmando que os pacientes são atendidos adequadamente. Ele não permitiu a entrada do repórter. "Não temos nada para esconder, mas a imprensa tem sido parcial."

Texto Anterior: Santa Genoveva fica sem intervenção
Próximo Texto: Ivo Noal é preso em SP após 'cilada'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.