São Paulo, quinta-feira, 13 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desenvolvido teste para "vaca louca"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A proteína causadora da "doença da vaca louca" pode ser detectada nas amígdalas de ovelhas até um ano antes de os sintomas da doença aparecerem, diz estudo do Instituto para Ciência e Saúde Animal (Holanda) publicado na edição de hoje da revista "Nature".
A "doença da vaca louca" é causada por uma proteína chamada príon. Todos os mamíferos produzem príons. No entanto, mudanças na forma do príon fazem com que ele se torne infeccioso.
Era impossível, até agora, detectar a presença de príons infecciosos em animais vivos. Os cientistas esperam, com o teste -uma simples biópsia-, detectar a doença antes que ela se manifeste, evitando uma possível contaminação.
Pesquisadores já haviam mostrado que os casos da doença no gado bovino britânico foram causados pela ingestão de príons infecciosos de ovelhas. As carcaças de ovelhas eram um dos ingredientes da ração do gado. A transmissão da doença de bovinos para o homem ainda não foi confirmada.

Texto Anterior: Descoberta pode mudar idade do Universo
Próximo Texto: Ieltsin acusa extremistas por explosão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.