São Paulo, quinta-feira, 13 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Tragédia sem punição; Forca; Informação falsa; Finanças em dia; Informação incompleta; Alívio; Antipatia conquistada

Tragédia sem punição
"Duvido que alguém seja responsabilizado por mais essa tragédia, a de Osasco.
Tradição pressupõe conservadorismo, e essa nojeira organizada leva a sociedade paulista à conivência com fatos dessa espécie.
Fosse um excluído cometer um delito naquela praça de alimentação e as instituições implicadas certamente funcionariam; até mesmo o Poder Judiciário."
Ricardo Passoli (São Paulo, SP)

Forca
"No quadro da grande sonegação fiscal que campeia em nosso país, em alguns setores atingindo bilhões de dólares, e com um governo desequipado para a fiscalização, o programa de privatização lembra-me a preparação da própria forca com a qual o governo irá se enforcar."
Elias da Costa Ramos (São Paulo, SP)

Informação falsa
"A coluna de Janio de Freitas de 5/6, no tópico 'O recorde', contém informação falsa.
Ele afirma que, ao contrário do que 'O Globo' publicou, o ex-governador Nilo Batista não foi citado 'em qualquer condição' no depoimento dado pela ex-mulher do bicheiro Castor de Andrade à polícia. Pois foi, sim.
Na noite de 28 de maio, quando o coronel Sérgio Krau e a equipe do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública ouviram Ana Cristina Bastos Moreira em sua casa, ela, entre outras revelações, confirmou que um assessor do ex-governador pegava dinheiro semanalmente com Castor em nome do chefe.
O próprio coronel Sérgio Krau, do Cisp, confirma que Ana Maria citou o ex-governador Nilo Batista no depoimento, mas alega que, como estava lá apenas para saber do envolvimento de policiais com a contravenção, não tomou a termo essa e outras partes do depoimento que envolviam políticos e autoridades.
Como não acredito que algum membro da família Frias tenha obrigado seu colunista a atacar tão irresponsavelmente um órgão concorrente, o que se tem para estranhar no episódio são dois fatos: 1) a decisão do Cisp de não levar em consideração denúncias contra o ex-governador Nilo Batista; 2) o açodamento com que o colunista vem em defesa do ex-governador Nilo Batista, distorcendo a verdade."
Merval Pereira, diretor de Redação do "O Globo" (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta do jornalista Janio de Freitas - Sem duvidar dos conhecimentos do diretor do "O Globo", lembro que depoimento, em sua conceituação jurídica, é a redução a termo, ou seja, o registro preto no branco do que o depoente disser e subscrever. A notícia por mim publicada fez referência explícita e estrita a depoimento, sem referência ao que se passou, ou não, à margem dele e sem qualquer forma de registro comprovador. A confirmação do que publiquei é feita pelo próprio diretor do "O Globo", ao mencionar declaração do coronel Krau de que "não tomou a termo" o nome do ex-governador Nilo Batista, ou seja, o nome não figura no depoimento, ao contrário do que "O Globo" publicou. Não foi em minha coluna, portanto, que aconteceu a "informação falsa".

Finanças em dia
"Lemos, estarrecidos, na coluna 'Painel' de 15/4, a nota intitulada 'Terra arrasada', que trata das finanças dos Sindicatos de Petroleiros após as punições imputadas pelo TST no ano passado. Na referida nota afirma-se que 'só o do Rio Grande do Sul deve R$ 180 mil na praça'.
O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul, mesmo no período mais crítico vivido por todos os sindicatos irmãos, honrou todos os seus compromissos financeiros e, apesar da penhora de todo o patrimônio e do bloqueio das contas bancárias, a categoria passou a colaborar espontaneamente com a entidade, com o objetivo claro de não permitir que a autoritária medida do TST levasse o sindicato à situação de insolvência.
O Sindipetrosul está com todos os seus compromissos em dia. Tudo isso pode ser comprovado a qualquer tempo, estando a contabilidade do Sindipetrosul disponível a todos os associados e interessados, sendo publicada em jornal mensal da categoria."
Marco Aurélio Barbosa Menezes, presidente do Sindipetro-Sul -Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Destilação e Refinação do Petróleo de Porto Alegre, Canoas, Osório e Tramandaí (Porto Alegre, RS)

Nota da Redação - Leia seção "Erramos" abaixo.

Informação incompleta
"Vocês pretendem ser o jornal mais completo, informativo e responsável de São Paulo, mas deixam muito a desejar.
Aqui vai um exemplo de sua falta de respeito para com o leitor: dia 12 de junho nós, docentes da USP, Unicamp e Unesp, programamos uma manifestação em frente à Assembléia Legislativa não só para 'convencer deputados a aumentar a cota do ICMS' como também para protestar contra a emenda do deputado Vaz de Lima que acaba com o ensino público em São Paulo, já a partir de 1997.
A posição dos docentes em defesa do ensino público é parte fundamental do movimento grevista e é direito dos leitores o acesso à informação completa, ainda que este jornal seja um defensor da privatização das universidades."
Marina MacRae (São Paulo, SP)

Alívio
"Como é bom ler o jornal e constatar que ainda existem jornalistas independentes como um Janio de Freitas, um Carlos Heitor Cony, um Clóvis Rossi e um Aloysio Biondi."
Yara Silva Franchini (Juiz de Fora, MG)

Antipatia conquistada
"André Lara Resende pode ter herdado o talento e a inteligência do saudoso Otto, seu pai, mas não herdou o desapego e a profunda visão que o caracterizava na avaliação dos homens e sua passageira vaidade.
Senão não estranharia a antipatia que o governo atual desperta na parcela pensante do povo desta nação e que são justamente os professores de nível universitário, submetidos a um regime de pão e água, sem reajuste há mais de 16 meses e obrigados a ouvir as cínicas explicações de um Bresser Pereira sobre o 'ganho real' que estão tendo.
Antipatia, caro professor André, como o seu antônimo, não se impõe, conquista-se..."
Roberto Spini Machado (Belo Horizonte, MG)

Texto Anterior: Corrigir sem destruir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.