São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas dos EUA isolam gene do câncer de pele mais comum

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cientistas descobriram a causa do mais comum câncer da pele, ao mesmo tempo criando a possibilidade de que ele possa ser tratado de maneira eficiente no futuro.
A causa é um gene, a unidade de transmissão das características hereditárias presente em todas as células de um ser vivo. Um gene semelhante também está presente nas moscas de fruta, ou drosófilas.
O novo gene (Ptc) serve para regular o funcionamento de outro (Hh), cuja função é fazer com que células se comportem normalmente durante seu crescimento, sinalizando ao organismo o que fazer. No câncer, as células se multiplicam alucinadamente.
Na ausência do Ptc, o Hh faz as células agirem de modo desordenado. Ptc é sigla para "patched" (literalmente, "remendado", em inglês); Hh é sigla para "hedgehog" (literalmente, "ouriço").
Matthew Scott, da Universidade Stanford (EUA), resolveu procurar um "homólogo" do Ptc, um gene com a mesma função, no homem. Um cientista fazendo pós-doutorado com ele, Ronald Johnson, e uma aluna, Lisa Goodrich, isolaram o gene humano pela primeira vez.
Em seguida, os cientistas foram checar o seu papel específico -notadamente, o que ele poderia significar em casos de doenças.
"Se esses dois genes agem no homem como nas moscas, talvez se consiga achar um meio de interferir com a sinalização do 'hedgehog' -e como resultado, impedir os tumores de se formar", diz.
Segundo o pesquisador, as células normalmente têm duas cópias do gene Ptc. Um tipo de câncer da pele, o carcinoma de célula basal, surge quando as duas cópias do gene são danificadas pela radiação solar. Consertar essa sinalização defeituosa ainda é algo pra o futuro, pois a terapia genética hoje ainda é algo muito precário.

Texto Anterior: Varíola devastou ilha
Próximo Texto: Equipe passa "vaca louca" para macacos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.