São Paulo, sábado, 15 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Pelo menos um aliado; Santa ingenuidade; Contra-ataque; Esperteza oficial; Saúde abalada; A primeira vez; Tempos modernos; É o sobrenatural; Mineiros do Nordeste; Paternidade disputada; Acredite quem quiser; Originalidade; Síndrome de Araponga; Bolso vazio; Taba francesa

Pelo menos um aliado
Presidente do PPB, Esperidião Amin diz que governo e PFL esperaram demais para dizer não à CPMF. "Não acho a melhor solução, mas me sentirei constrangido se não apoiar. Nunca oferecemos um alternativa", diz.

Santa ingenuidade
Adib Jatene (Saúde) diz que nunca condicionou sua permanência no governo à aprovação da CPMF. Sairia, sim, se o Planalto não apoiasse sua posição. O que não tem sido o caso, acha.

Contra-ataque
Jatene afirma que aceita fórmulas alternativas à CPMF. Mas tem restrições à proposta de seu colega do Planejamento, Antonio Kandir. Acha que é de implementação demorada para as necessidades urgentes da saúde.

Esperteza oficial
Membros do Planalto acham que Jatene tem um discurso errado. Defende a CPMF como a única saída para obter recursos para a Saúde, quando deveria brigar apenas para ter as verbas. Esquecem de dizer para quem essa tática deu certo.

Saúde abalada
Enquanto o governo e empresas fazem vai-e-vem com a vida de 30 milhões de pessoas por causa dos planos de saúde, o Procon paulistano registrou um acréscimo de 166% nas reclamações neste ano em relação a 95.

A primeira vez
Aprovado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado para o posto de embaixador em Portugal, Jorge Bornhausen comemorou o voto de Benedita da Silva (PT-RJ): "Foi o primeiro voto do PT que tive na vida".

Tempos modernos
Diálogo de dois oficiais, após entrega de medalhas da Marinha. "Vocês mudaram muito", diz o do Exército, apontando para Roberto Freire (PPS-PE), um dos agraciados. "E vocês, que agora dão terras para o MST?", rebateu o da Marinha.

É o sobrenatural
A reforma da Previdência ganhou o apelido de "urubu" entre os líderes governistas. Todos querem se livrar do problema já na semana que vem para tentar reverter o clima de velório que se abateu sobre o Congresso.

Mineiros do Nordeste
Sem o alarde dos baianos, os pernambucanos conseguiram abrir a primeira exceção aos cortes no Orçamento: as verbas para o porto de Suape serão preservadas. Pedido de Marco Maciel, Miguel Arraes e Roberto Freire.

Paternidade disputada
Candidato de Maluf a prefeito de São Paulo, Pitta diz que Lula o plagiou, chamando FHC de "mala sem alça que nem o PFL vai querer carregar". O pepebista disse: "O Serra carregará a mala sem alça do governo FHC".

Acredite quem quiser
O deputado Aristodemo Pinotti, que tenta ser candidato do PMDB em São Paulo, disfarça bem suas intenções. Disparou: "Quem diz que eu posso ser vice do Serra é insano. Isso é uma estultice. Eu vou competir".

Originalidade
O PT batizou a coligação para a eleição paulistana com nome que lembra o plano de governo de Vilson Kleinubing, de 1990. Um é "Sim por São Paulo". O outro, "Plano Sim para Viver Melhor em Santa Catarina".

Síndrome de Araponga
Um cabo eleitoral de José Aristodemo Pinotti foi flagrado ontem gravando reunião da Executiva paulista do PMDB. Teve que desligar o gravador na hora. Caciques da sigla andam preocupados com esses aparelhos.

Bolso vazio
Para um dos coordenadores da campanha de Erundina, o deputado paulista Pedro Dallari (PT), a novela com o publicitário Celso Loducca tem uma virtude: "Mostra aos militantes que estamos precisando de dinheiro".

Taba francesa
Acontece em Paris, na próxima semana, o Encontro das Comunidades Ameríndias. De origem indígena, a deputada estadual Janete Capiberibe (PSB-AP) chefia a delegação brasileira. A Unesco patrocina.

TIROTEIO
Do deputado Miro Teixeira, candidato do PDT à Prefeitura do Rio de Janeiro, sobre o prefeito César Maia (PFL):
- O único bom projeto do prefeito é o Favela-Bairro, que faz a integração das favelas à cidade. Por sinal, ele nasceu no tempo que o César Maia pertencia ao PDT.

Próximo Texto: Ato falho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.