São Paulo, sábado, 15 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil testa nova equipe hoje na Liga

Classificado, time pega Espanha

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, José Roberto Guimarães, vai aproveitar as duas partidas contra a Espanha, pela Liga Mundial, e fazer experiências, para formar dois times competitivos até a Olimpíada.
A primeira partida contra os espanhóis será hoje às 16h, no Mineirinho, em Belo Horizonte. O segundo jogo será amanhã, no mesmo horário e local.
O Brasil já garantiu o primeiro lugar no grupo e está classificado para as finais da Liga Mundial, entre os dias 24 e 29, na Holanda. A Espanha busca a classificação.
Zé Roberto está mais preocupado com a preparação para Atlanta.
Sua meta é ter 12 jogadores afinados com o esquema da seleção e em condições de entrar a qualquer momento, "sem deixar cair o rendimento".
Nos jogos contra a Espanha, Zé Roberto vai usar um time hoje e outro amanhã. "Não é trocar seis por meia dúzia. A partir de uma base, vamos buscar a formação dos dois times", afirmou.
O treinador não definiu ainda quem começará a primeira partida. A definição será apenas hoje.
O atacante Marcelo Negrão e também Gílson são os únicos que não jogarão toda a partida. Os dois vêm de contusões no ombro e, por isso, tiveram a carga de trabalho reduzida em até 50%.
"Eles serão poupados porque é preciso reduzir o número de bolas que são batidas com intensidade", disse o médico Sérgio Cortes.
Defesa
Zé Roberto vai continuar priorizando o treinamento do sistema defensivo da equipe nos jogos da Liga Mundial. "A defesa precisa ser muito bem treinada por causa do sincronismo. Tem que funcionar como um relógio", disse.
Segundo o treinador, o sistema de cobertura tem que ser perfeito e é necessário boa comunicação entre o bloqueio e a defesa.
Aos poucos as jogadas de ataque vão sendo trabalhadas, mas esse fundamento será intensificado somente após o final da Liga Mundial, segundo o treinador.
O levantador Maurício disse que o jogo será um "amistoso" para o Brasil, embora com muitas dificuldades, já que, segundo ele, o vôlei da Espanha vem evoluindo muito.
"Temos que procurar melhorar o nosso time. Se a gente jogar bem fica mais fácil", disse o levantador.
Nas duas partidas disputadas na Espanha, o Brasil venceu o primeiro jogo e perdeu o segundo.

NA TV - Bandeirantes, ao vivo

Texto Anterior: Amaral não fica no time após torneio
Próximo Texto: Pelé faz campanha para o Rio-2004
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.