São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

NO PÁREO PAULISTANO

A menos de quatro meses do primeiro turno das eleições municipais, nova pesquisa do Datafolha indica algumas alterações significativas no quadro da sucessão paulistana.
Confirmando indícios já presentes no levantamento anterior, passadas apenas duas semanas do lançamento de sua candidatura, José Serra desponta como um dos nomes com mais chances de modificar o último cenário -no qual, aliás, enquanto possível candidato, ele já contava com 15% das intenções de voto, contra 32% de Luiza Erundina e 25% de Francisco Rossi.
Segundo os novos dados, o ex-ministro do Planejamento conta agora com 20% da preferência dos entrevistados, empatado com o candidato do PDT. No entanto, 11 pontos percentuais ainda separam Serra e Rossi da candidata petista, que mantém aproximadamente a mesma percentagem de dianteira (31%, contra os 32% de um mês atrás).
É importante registrar também a evolução da candidatura apoiada pelo prefeito Paulo Maluf. No final de abril, a percentagem de entrevistados favoráveis a Celso Pitta variava entre 1% e 3%. No último levantamento do Datafolha, já estava empatado com o possível candidato do PMDB, João Leiva (5% das intenções de voto). Na pesquisa publicada hoje pela Folha, o apoio ao candidato do PPB varia entre 10% e 11%, ultrapassando as possíveis candidaturas peemedebistas, em claro declínio.
O cenário futuro, porém, ainda é incerto, sobretudo se for considerado o alto (e quase inalterado) índice de rejeição que atinge a ex-prefeita da Capital (39%, contra 41% na pesquisa anterior). Assim, em que pese as razoáveis chances de Erundina participar do segundo turno e sua dianteira também na votação espontânea (22% dos entrevistados), talvez encontre consideráveis dificuldades para obter nova aprovação.

Próximo Texto: VOTO + MEDO = DEMAGOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.