São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "O que é preciso para começar a franquear os serviços de minha empresa -encanadores, eletricista, consertos de eletrodomésticos etc.?"
Maria Cristina Gonçalves Bruno (Niterói, RJ)
Resposta
"Nos EUA, há franqueadores bem sucedidos nesse ramo. Sugerimos o futuro franqueador faça sua lição de casa.
Estude bastante o assunto, lendo todos os livros disponíveis, participando de seminários e cursos e, acima de tudo, trocando idéias e experiências com outras empresas que já atuam no mercado.
É melhor investir algum tempo se preparando e planejando sua entrada no mercado.
Tanto o Instituto Franchising -tel. 011-829-7561- quanto a ABF (Associação Brasileira de Franchising) -tel. 011-573-9496- oferecem cursos e seminários de vários tipos.
O Instituto Franchising criou a Franchising University para formar executivos e empresários que queiram se tornar franqueadores.
Quanto à legislação, a única em vigor no Brasil é a Lei nº 8.955, também chamada Lei Magalhães Teixeira. Ela regulamenta o relacionamento entre franqueador e franqueado apenas no que diz respeito ao período que antecede a concessão da franquia."

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Tudo), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, com nome completo, endereço e telefone. As cartas sobre Franchising são respondidas por Marcelo Cherto, presidente do Instituto Franchising.

Texto Anterior: ESTANTE
Próximo Texto: ABF/Rio entra na rede Internet; Casa do Pão de Queijo deve ir para os EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.