São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Shopping desrespeitou normas do IC

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

O Osasco Plaza Shopping (Grande São Paulo), onde terça-feira explosão causou a morte de 40 pessoas, não seguiu as normas de segurança para vazamentos de gás.
Havia pelo menos um mês que o cheiro de GLP (gás de cozinha) era sentido por clientes, lojista e funcionários.
As normas usadas pelo IC (Instituto de Criminalística) para esses casos determinam o desligamento de todos os motores elétricos e lâmpadas. Em seguida, deve-se fechar o gás e abrir portas e janelas.
Caso o vazamento não seja na tubulação aparente, deve-se chamar a empresa responsável pelo abastecimento ou a construtora da obra. O gás não pode ser reaberto enquanto o vazamento não for encontrado ou descartado.
Foi o que aconteceu no IC de São Paulo. No final de abril, os peritos do órgão detectaram um forte cheiro de gás no prédio.
Imediatamente, foram desligados luzes, microscópios eletrônicos e geladeiras -os motores destas ficam quase no chão, região de maior concentração de gás, que é mais pesado que o ar.
O vazamento não foi achado, e a empresa que construiu o prédio do IC na Cidade Universitária (zona oeste de São Paulo) foi chamada.
Por dois dias, portas e janelas ficaram abertas e todos os laboratórios, parados no IC. Enquanto isso, as tubulações foram preenchidas com ar comprimido e a pressão foi medida.
O vazamento foi achado pelos técnicos em uma tubulação dentro da junção entre duas paredes.
Segundo seguranças do shopping, uma semana antes da explosão, o cheiro de gás era tão forte que a direção do Osasco Plaza ordenou que as portas ficassem abertas. Elas eram fechadas por causa do ar-condicionado.
Segundo a administração do shopping, não houve negligência. Ela informou que fazia inspeções constantes na tubulação de gás.
O perito Osvaldo Negrini Neto, do IC de São Paulo, começa hoje a análise das conexões do cano de gás de seis metros de comprimento retirado do shopping.
Os peritos também irão retirar amostras da tubulação em locais demarcados com base nas plantas do shopping.
Os peritos também irão retirar amostra da tubulação em locais demarcados com base nas plantas do shopping.

Próximo Texto: Lojas tentam reabertura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.