São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solo de shopping pode produzir gás

Cálcio e potássio são encontrados

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

O perito Osvaldo Negrini Neto, do IC de São Paulo, afirmou ontem que o solo onde o shopping foi erguido tem material orgânico e pode produzir gás metano.
"Achamos cálcio e potássio no solo." Mas esse gás não foi encontrado em nenhuma das amostras de solo analisadas.
Segundo ele, até agora, as fissuras achadas no cano de gás retirado do Osasco Plaza Shopping foram causadas pela explosão e pelo choque dele com as vigas do prédio. Nenhuma delas pode ser apontada como causa da explosão.
Negrini disse que não foi constatada ligação irregular das tubulações de gás. O perito negou ter afirmado que havia tubulações em desacordo com o projeto original.
"É normal um projeto original ser alterado. Isso não quer dizer que a modificação é irregular." Hoje, os peritos de Osasco começam a procurar qual foi o mecanismo que detonou o gás.
Eles também vão examinar conexões da tubulação de gás que foram demarcadas durante o fim-de-semana com base em plantas do shopping.
Também deverão ser analisados o concreto das estruturas do prédio e o aço usado na construção das vigas."O trabalho entrará, agora, em uma fase mais lenta e minuciosa", afirmou o perito Nicolau Constantino Demirsky.
(MG)

Texto Anterior: Shopping diz que não responde por obra
Próximo Texto: Polícia mata filho de prefeito na Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.