São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo troca leão por santo

DENISE CHRISPIM MARIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A imagem de um santo "sonegador" deverá ser utilizada pela Receita Federal para marcar o dia 30 de abril, prazo final para a entrega das declarações do IR das pessoas físicas.
Pouco conhecido no Brasil, São José Benedito Cottolengo tem como seu dia 30 de abril.
Ele viveu na Itália entre 1786 e 1842. Criador e gerente de uma instituição de caridade em Valdocco, nos arredores de Turim, repudiava os registros monetários.
São José não mantinha nem o livro-caixa da instituição, criada de forma independente para cuidar de doentes, órfãos e idosos desamparados.
Na Pequena Casa da Divina Providência, o dinheiro recebido era usado sem justificativas ao governo. Quando rareavam as doações, o santo sentava e esperava que elas pingassem no cofre da instituição.
A idéia de associar o santo ao último dia de entrega das declarações partiu do próprio secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, que quer manter o dia 30 de abril como data permanente para entrega final do imposto.

Texto Anterior: Formulário vai combater contrabando de 'sacoleiro'
Próximo Texto: Cade deve analisar compra da Metal Leve pela Cofap
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.