São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Cliente determina horário de loja

Café, em Bauru, tinha expediente normal

ROGÉRIO ORTEGA
DA REDAÇÃO

A história do Fran's Café é um bom exemplo de como um serviço "normal" pode se tornar 24 horas graças à demanda do público.
A primeira loja -aberta pelos irmãos Francisco e José Roberto Conte e pelo amigo José Henrique Ramos Ribeiro- surgiu em Bauru (345 km a noroeste de São Paulo), em 1972.
Seis anos mais tarde, o trio inaugurou uma unidade na rodoviária da cidade.
As pessoas que pegavam o último ônibus, e outras da cidade que sabiam que a loja estava aberta, foram ficando. Tanto ficaram que conseguiram ampliar o horário de funcionamento -e o Fran's desistiu de fechar à noite.
Já com a experiência de Bauru, os sócios aportaram em São Paulo em 1988. O primeiro Fran's da capital foi aberto em janeiro daquele ano, na avenida Ipiranga (centro).
47 lojas
Oito anos depois, a rede exibe números dignos de nota. Faturou R$ 7,2 milhões em 1995 e prevê faturar cerca de R$ 12 milhões neste ano. De fevereiro de 95 ao mesmo mês de 96, aumentou em 47% suas unidades.
Hoje, são 47 lojas -sete próprias e as outras franqueadas-, no Estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Delas, 39 funcionam 24 horas por dia. A mais nova, com 350 metros quadrados, foi inaugurada na semana passada, na rua Fradique Coutinho (zona oeste de São Paulo).
Segundo Ribeiro, um dos sócios, o público do Fran's é, na maioria, de "boêmios" -artistas, intelectuais, jornalistas- e de gente que sai do trabalho, ou trabalha, em horários pouco usuais.
Sintonia
Mas mesmo um negócio bem-sucedido pode estar sujeito a pequenos desvios de rota.
"Fechei uma loja própria em um shopping de Belo Horizonte (Minas Gerais), porque não estava dando certo", conta Ribeiro.
Para ele, é preciso haver uma sintonia forte entre o franqueado e o público da rede. Tanto que, hoje, a maior parte dos interessados em ter uma franquia do Fran's se enquadra na descrição de seu próprio público-alvo.
Segundo Lupércio Moraes, 28, diretor da Marché, que cuida das franquias da marca, os franqueados têm idade entre 25 e 40 anos. A cada mês, sua consultoria recebe cerca de cem pedidos de franquia.

Texto Anterior: Shopping noturno não emplaca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.