São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como a unha, o fio de cabelo é de queratina e tem cutícula

KATHY WOLLARD

Como cresce o cabelo e de onde ele vem?, pergunta Barry Ladizinski, estudante de 7ª série de Brooklyn, Nova York, EUA.
Não existe uma fábrica de cabelo dentro do corpo, de onde ele já saia pronto. É a pele que funciona como o solo raso que sustenta o cabelo e lá estão as raízes.
Arranque um fio de cabelo e analise (de preferência com lupa). O fio é um tubo comprido, como um espaguete. Em vez de farinha, é um tubo de queratina, uma proteína dura que também entra na composição das unhas.
O tubo de cabelo parece liso, mas é recoberto de escamas. Essa camada se chama cutícula. Quando o cabelo está ressecado e danificado -porque foi escovado com muita força, secado com ar muito quente ou ainda devido a tingimento-, as escamas ficam revoltas, em pé. Para o cabelo ficar brilhante, as escamas precisam ficar deitadas.
Debaixo da pele, cada fio de cabelo fica envolto num tubo fino chamado folículo. A ponta do folículo, em formato de bulbo, está enraizada na derme.
Perto da parte de cima do folículo, logo abaixo da superfície da pele, há glândulas sebáceas que secretam óleos e se acumulam nos cabelos não lavados.
Como o cabelo cresce? Na parte de baixo de cada bulbo de folículo há um anel de células, providas de oxigênio e nutrientes. Essas células se dividem, formando novas células, que vão se empilhando dentro do tubo e subindo pelo folículo. As que estão dentro do tubo morrem e endurecem, virando cabelo. As que estão fora também morrem e endurecem, formando uma capa ou bainha.
Enquanto sobem pelo folículo rumo à superfície, cabelo e bainha estão unidos. Mas, quando chegam perto da superfície, substâncias químicas secretadas pelas paredes do folículo corroem a bainha, deixando descoberto o cabelo. Este cabelo é lubrificado pelo óleo das glândulas sebáceas, atravessa a pele e sai para o mundo externo. Um fio de cabelo.

Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Geodados: Calminho, calminho antes da erupção
Próximo Texto: Assista ao Lollapalooza de graça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.