São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Lollapalooza do jazz" começa hoje

Abbey Lincoln é uma das atrações

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O guitarrista norte-americano Vernon Reid e sua banda Masque são as atrações principais da abertura do What Is Jazz? Festival 96, que ocupa nove palcos de Nova York até 1º de julho.
Conhecido como o "Lollapalooza do jazz", o evento promovido pelo bar e selo independente Knitting Factory (localizado na área de Tribeca, em Manhattan) é o maior festival alternativo do gênero.
Mais de 140 apresentações estão programadas para a sétima edição do evento. O elenco, como de costume, tende ao jazz experimental e à "new music".
"Mainstream" Criado como uma alternativa ao tradicional JVC Jazz Festival (maior evento do gênero nos EUA, que começa nesta sexta-feira), o What Is Jazz? também inclui neste ano algumas atrações mais próximas do "mainstream".
É o caso da cantora Abbey Lincoln e do grupo Quartet West, que se apresentam quinta-feira, no Town Hall. Ou ainda do trompetista Terence Blanchard, que toca sexta-feira, no mesmo teatro.
Dois jazzistas brasileiros radicados em Nova York aparecem na programação: a pianista Eliane Elias (quinta-feira, na sala principal do Knitting Factory) e o saxofonista Ivo Perelman (dia 1º, no Tap Bar).
Músicos ligados ao jazz de vanguarda, como os saxofonistas Roscoe Mitchell, Anthony Braxton, Greg Osby e Tim Berne, o trompetista Lester Bowie e a pianista Joanne Brackeen também se destacam no elenco.
Uma inovação do festival está nos ingressos múltiplos. Pagando entre 20 e 35 dólares, o frequentador pode assistir a até nove shows em uma mesma noite.
Fundado em 1987, no modesto prédio de uma antiga fábrica de tecidos, na área do Soho, o Knitting Factory opera hoje um complexo de bar e duas salas, na Leonard Street, 74.
Informações podem ser obtidas pelopelo tel. 001-212-219-3006.

Texto Anterior: "BigBoom" 2 chega à rede com festa
Próximo Texto: USP lança dossiê sobre Florestan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.