São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola ensina até 4 línguas

JOSÉ CARLOS CHAVES
DO ENVIADO ESPECIAL

Quase todo mundo em Aruba fala inglês ou espanhol. Também não é raro deparar-se com algum arubense tentando falar algumas palavras em português.
Como o grande fluxo de brasileiros (o Brasil é quarto país na lista de turistas), o governo está oferecendo cursos grátis de português para quem trabalha com turismo.
Outro motivo é a semelhança com o papiamento, a língua nativa, que mistura de espanhol -na sua maioria- inglês, holandês, um pouco de português e uma pitada de francês, dialetos africanos e do idioma dos índios arawak.
Para quem fala português, a cadência melódica parece familiar. Ouvindo o rádio por instantes, dá para distinguir até frases inteiras.
A habilidade natural dos arubenses com línguas é reforçada pelo sistema de ensino, similar ao da Holanda. Cerca de 24% do orçamento é destinado à educação. O currículo escolar inclui holandês -idioma oficial-, inglês e espanhol como disciplinas obrigatórias. A partir da 7ª série, soma-se o francês ou o alemão.
(JCC)

Texto Anterior: Holanda ainda cuida da defesa
Próximo Texto: Glossário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.