São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dias acusa lobby de empreiteiras em SP

Empresas teriam comprado votos

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado estadual Erasmo Dias (PPB) acusou ontem, na Assembléia Legislativa, um grupo de empresas da construção civil de compra de votos de deputados para a aprovação do Programa Estadual de Desestatização.
O chamado PED prevê a privatização das quatro empresas estatais paulistas na área de energia elétrica. Segundo Dias, os empreiteiros promoveram várias reuniões no hotel Maksoud Plaza, na capital, com dezenas de deputados para negociar a aprovação do projeto.
A denúncia foi feita durante sessão extraordinária convocada para a votação do projeto.
Dias afirmou que as negociações entre as empresas e os deputados teriam sido organizadas pelo líder do governo na Assembléia, Walter Feldman (PSDB).
A Folha tentou contatar Feldman em seu celular e em seu gabinete, por telefone. Até as 22h30, não havia obtido resposta.
O deputado Milton Flávio (PSDB) rebateu a acusação de Dias.
Classificou como "absolutamente irresponsável e absurda", porque Dias não apresentou os nomes dos deputados ou das empreiteiras que estariam envolvidas.
Para o deputado tucano, a acusação não faria sentido porque a bancada do PSDB não votaria contra o governo de Mário Covas. "Nós, do PSDB, não precisaríamos vender nossos votos já que sempre votamos a favor do governo."
A sessão foi interrompida para uma reunião de líderes de bancada. A bancada do PT pediu o adiamento da votação do projeto, considerando a acusação de Dias.
Segundo o deputado Rui Falcão (PT), o governo estadual agiu de maneira "estranha" na condução da votação desse projeto. "Primeiro o projeto fica um mês parado na comissão de Justiça e depois o governo quer votá-lo a toque de caixa, com urgência", disse Falcão.
O governador Mário Covas enfrenta dificuldades para aprovar na Assembléia o PED, que é o mais importante projeto de sua gestão.

Texto Anterior: BELO HORIZONTE; RECIFE; FORTALEZA; PATO BRANCO; SALVADOR; PADRE CANDIDATO
Próximo Texto: Custos superam disputa pelo Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.