São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Configurações de memória

* "Por que um jogo funciona em um 486/DX2 de 66 MHz com 8 Mbytes de memória e não em meu Aptiva 486/DX2 de 80 MHz, também com 8 Mbytes de memória?"
Paulo Resende (via Internet)
Resposta
Porque as configurações de memória estão diferentes. Para que o micro use a memória além da convencional (que vai de 0 a 640 Kbytes), são utilizados dois esquemas: memória estendida e memória expandida.
A maioria dos jogos usa a expandida, que é obtida pelo programa "EMM386" do DOS ou algum equivalente, como o "QEMM386".
Geralmente, os manuais de jogos indicam a configuração necessária e a quantidade de memória que precisa ser alocada.
Experimente copiar o arquivo Config.sys do DX2 de 66 MHz para seu micro. Mas não se esqueça de renomear ou copiar para um disquete o arquivo do Config anterior -para poder colocá-lo de volta posteriormente.
Se funcionar, altere a linha em que está o "EMM386" no seu Config.sys para a configuração que está no do DX2/66. A ausência de algum periférico, como um leitor de CD ou um joystick, também pode explicar a falta de funcionamento de seu equipamento.

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644.
E-mail: informatica@folha.com.br

Texto Anterior: Saiba enfrentar os problemas de GPF
Próximo Texto: Pessoas recebem visitas no ciberespaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.