São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo vê 2 milhões de desempregados

WILSON TOSTA
DA SUCURSAL DO RIO

Mais de 2 milhões de pessoas estão desempregadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba, segundo estudo elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).
O trabalho baseia-se em números do Dieese, do IBGE e outros órgãos. O estudo verificou que em abril o desemprego bateu recorde em Brasília, chegando a 17,6%.
No mesmo mês, São Paulo (15,9%) e Porto Alegre (13,8%) atingiram as mais altas taxas de desemprego durante o Plano Real.
Entre as regiões analisadas, somente Curitiba registrou queda: 13,2%, contra 13,5% em março passado. Para calcular o desemprego, o Dieese só considera o mercado formal.
Na Grande São Paulo, o tempo médio que o desempregado levou para se reempregar, no período de janeiro a abril de 96, foi de 23 semanas. Em 95, era de 22 semanas.
Embora menor que em 1993 (26 semanas) e em 1994 (25), o período de desemprego é maior que em anos recessivos, como 1990 (16) e 1992 (18).

Texto Anterior: Panfleto prega violência
Próximo Texto: AFL-CIO fará manifestação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.