São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST controla 41 mil famílias no campo

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Desde a posse do ministro Raul Jungmann (Política Fundiária), no dia 30 de abril, mais 3.500 famílias aderiram às invasões controladas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
A informação consta de pesquisa sobre acampamentos de sem-terra realizada em maio passado pelo próprio MST.
O levantamento aponta 138 acampamentos controlados pela entidade, com 40.511 famílias.
Antes da pesquisa, a entidade trabalhava com o número de 37 mil famílias acampadas.
O assentamento imediato dessas famílias foi reivindicado ao presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 2 de maio. Em troca, o governo esperava que a entidade não promovesse novas invasões.
A pesquisa aponta que há no país 39 acampamentos, com 4.453 famílias, controlados por outras organizações, como sindicatos de trabalhadores. Há acampamentos sem controle identificado.
PT, PC do B e PMDB são apontados como responsáveis por dez acampamentos. De acordo com a pesquisa, Roraima é o único Estado do país sem invasões de terra.
Gilberto Portes, representante do MST em Brasília, anunciou ontem o aumento das ocupações de terra, com base em programação acertada desde o início do ano.
"Não podemos ser acusados de radicais", afirma Portes.

Texto Anterior: Exame revela chacina de funcionários de fazenda
Próximo Texto: Liminar do Supremo favorece fazendeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.