São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Swingle Singers exibe som 'microfônico'

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um octeto vocal inglês de mais de trinta anos é a principal atração do 1º Uniban Choral Fest, que vai até domingo. O Swingle Sister faz hoje, no Memorial, sua primeira apresentação na cidade.
Fundado em 1963 pelo pianista Ward Single, o grupo ganhou fama com o álbum "Jazz Sebastian Bach".
Hoje, além de cantar jazz e pop, o Swingle Singers sofisticou seu repertório erudito. No ano passado, ao lado da Orquestra Sinfônica de Londres, regida por Pierre Boulez, interpretou uma das peças-chaves do repertório contemporâneo: a "Sinfonia", de Luciano Berio.
Em setembro, o grupo participa, em Milão, da estréia mundial da ópera "Outis", também de Berio, ambientada em um supermercado - conforme informou à Folha o baixo David Porter-Thomas
Amanhã, o octeto fará um workshop e no domingo, volta a se apresentar, desta vez na Praça da Paz do parque Ibirapuera.
*
Folha - O que vocês vão mostrar hoje?
David Porter-Thomas - Um programa erudito, com Bach, as "Trois Chansons", de Debussy, e o "Hino a Santa Cecília", de Benjamin Britten. No domingo, também uma seleção de Beatles, Henry Mancini e canções como "Moon River".
Folha - Qual o segredo de manter um grupo em que os cantores imitam sons de instrumentos como contrabaixo e bateria?
Porter-Thomas - O microfone. Somos um grupo totalmente microfônico. Temos um engenheiro de som conosco há bastante tempo, e ele sempre nos acompanha em nossas viagens. Sem microfone, o balanceamento seria muito difícil, porque eu tenho que cantar muito baixo, e a soprano, em contrapartida, acaba cantando muito alto.
Folha - Vocês não se incomodam com o termo "crossover"?
Porter-Thomas - Pelo contrário, esta é a nossa marca registrada. Claro que muita coisa mudou - os equipamentos, a música e o gosto do público. Há coisas que a formação atual do grupo faz que a anterior não teria feito. Por outro lado, os Swingle Singers não poderiam se restringir a apenas cantar arranjos jazzísticos de obra de Bach.
Folha - Como tem sido a experiência com a música de Berio?
Porter-Thomas - Excelente. Todos no grupo têm formação lírica -eu, por exemplo, cantava na English National Opera- e, por isso, adoramos interpretar o repertório erudito. Além da "Sinfonia", faremos a estréia da ópera "Outis", no Scala, em setembro. Chegaremos a Milão em agosto para os ensaios.

Show: The Swingle Singers
Onde: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, zona oeste, tel. 823-9611)
Quando: hoje, 21h

Texto Anterior: John Williams empresta estilo épico à Olimpíada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.