São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

HC tem reunião para quem sofre de inchaço; Serviço gratuito tira dúvidas por telefone; Mulheres fumam mais que homens na Suécia; Mortalidade é maior entre os fumantes; Doença de Chagas só existe nas Américas; Associação promove testes para diabetes; O doente e o infarto são tema de livro

JULIO ABRAMCZYK

HC tem reunião para quem sofre de inchaço
As reuniões do Grupal no HC (Hospital das Clínicas), que reúne doentes com inchaço nos pés e mãos por problemas dos vasos linfáticos, são abertas aos interessados e público em geral. Informações pelo tel. (011) 852-5293, com Vera ou Andréia.

Serviço gratuito tira dúvidas por telefone
Pacientes que sofrem das doenças de Alzheimer e Parkinson podem tirar dúvidas em ligação gratuita ao Neuro Care (0800 15-1036), que conta com apoio técnico e institucional da Associação Brasileira de Alzheimer e Associação Brasil-Parkinson, entre outras.

Mulheres fumam mais que homens na Suécia
Na Suécia há mais mulheres fumando do que homens; na Dinamarca, há empate, e no Brasil os homens ainda estão bem à frente. A pesquisa foi publicada na revista "Tabac Alerte!", da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mortalidade é maior entre os fumantes
A taxa de mortalidade é três vezes maior entre os fumantes, com idade entre 35 e 69 anos, do que entre os não-fumantes, segundo a OMS. Mais dados sobre os danos do cigarro à saúde podem ser achados na Internet (http://www.who.ch/programmes/psa/toh.htm).

Doença de Chagas só existe nas Américas
Observada somente nas Américas, a doença de Chagas é a principal causa de morte por problemas cardíacos entre adultos jovens. Os países mais afetados pela doença são Brasil, Argentina, México, Chile e Venezuela.

Associação promove testes para diabetes
A Associação Nacional de Assistência ao Diabético programou para o próximo sábado, dia 29, pela manhã e à tarde, no Colégio Madre Cabrini (rua Madre Cabrini, 36 - Vila Mariana, zona sul de São Paulo), a realização de 3.000 testes gratuitos de detecção precoce do diabetes na população.

O doente e o infarto são tema de livro
Ao analisar seus problemas coronarianos e tratamento, o engenheiro e professor universitário Alvaro Abreu mostra com leveza e humor o problema em "Crônica do meu Primeiro Infarto", publicado pela Editora Relume-Dumará. O livro também mostra como o professor enfrentou o infarto e passou a usufruir melhor da vida cotidiana.

Texto Anterior: Escrevente livra-se de sensação de peso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.