São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

BC dificulta dólar para a casa própria

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

Se a Caixa Econômica Federal pretende mesmo trazer US$ 300 milhões do exterior para voltar a financiar casa própria para a classe média, terá de enfrentar algumas dificuldades impostas pelo Banco Central.
Em primeiro lugar, o dinheiro só pode ser dirigido a imóveis novos. Acontece que o estoque que existe já tem financiamento, dizem executivos financeiros do setor.
Segundo problema: enquanto os dólares não são repassados internamente, em reais, ficam no BC rendendo Libor (juros do mercado londrino) menos 1% ao ano.
No setor imobiliário, explica João César Botelho de Miranda, diretor do Secovi (sindicato da habitação de São Paulo), o empréstimo é liberado em parcelas, ao contrário do que ocorre na indústria.
O custo também cresce com o IOF e o Imposto de Renda.

LEIA MAIS sobre imóveis nas págs. 2-10 e 2-11

Próximo Texto: Peças incômodas; Poder de fogo; Pagando mais; Fluxo de caixa; Pagando menos; Estado em desvantagem; Evitando dúvidas; Bolsa eletrônica; Renovando a mobília; Trocando os móveis; Haja oscilação; Vip por um dia; Depois da separação; Custo Brasil; Prestando contas; Contra o tempo; Calendário desequilibrado; Forçando receita; Disputa externa; Primeiros palpites
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.