São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
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Pista tem característica de oval

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo com curvas para a direita e para a esquerda, o circuito misto de Portland possui algumas características das pistas ovais.
A maior é a exigência de os motores trabalharem em regime de alta rotação em boa parte do traçado, que possui duas retas longas, particularidade que favorece carros equipados com motor Honda.
A saída para quem não tem tanta potência é acertar o carro para a parte mista, acentuando a inclinação das asas e garantindo maior aderência e tração nas curvas.
O problema dessa solução é a perda de velocidade final nas retas, já que as asas criam maior resistência à passagem do ar.
O consumo é outro fator de preocupação. Normalmente, duas paradas para reabastecimento deixam o carro no limite, mas permitem a conclusão da prova.
O risco de pane seca diminuem à medida que aumenta o número de voltas sob regime de bandeira amarela, quando os carros seguem o carro-madrinha, num ritmo bem mais lento que o normal.
O desempenho dos pneus também influirá para decidir a corrida. Segundo Mauricio Gugelmin, o composto que a Goodyear preparou para Portland não rendeu o que se esperava nos testes da semana passada, em Mid-Ohio.
(MT)

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