São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AIDS 1; AIDS 2; A PALAVRA; TESTOSTERONA; CÂNCER; ECSTASY; FÍSICA; GENÉTICA

AIDS 1
Lavar o canal vaginal com desinfetante não evita a passagem do vírus HIV da mãe para o bebê, diz estudo publicado na revista médica "The Lancet". Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer em Bethesda (EUA) lavaram o canal vaginal de voluntárias com clorexidina momentos antes do parto. Os resultados mostraram que as taxas de infecção não foram menores.

AIDS 2
Uma nova combinação de drogas foi capaz de reduzir o vírus HIV para níveis não-detectáveis, segundo Julio Montaner, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá). Um grupo de 40 pacientes permaneceu com esses níveis enquanto tomou uma combinação de AZT, DDI (didanosina) e nevirapina.

A PALAVRA
"Se o bicho-da-seda fiasse para suprir sua subsistência permanecendo lagarta, seria o assalariado perfeito ."
Karl Marx (1818-1883), filósofo e economista alemão

TESTOSTERONA
Baixos níveis do hormônio masculino testosterona podem aumentar o risco de acidentes vasculares em homens de idade avançada, segundo estudo publicado na revista da Associação Cardíaca Americana. Os resultados do estudo, que acompanhou 190 pessoas com idade média de 72 anos, mostraram que os que haviam sofrido acidentes vasculares tinham níveis 19% menores do hormônio.

CÂNCER
Pílulas anticoncepcionais aumentam em apenas 1% os riscos de câncer nas mamas, diz estudo da Fundação Imperial para a Pesquisa sobre o Câncer (Reino Unido). A fundação compilou dados de 53 estudos internacionais, que examinaram mais de 53 mil mulheres com o tumor e 100 mil mulheres sadias. Segundo o estudo, as pílulas parecem ter efeito protetor contra outros tipos de câncer, como o de útero.

ECSTASY
O consumo da droga ecstasy pode causar danos no cérebro se consumida durante muito tempo, afirma editorial da revista da Associação Médica Britânica ("BMJ"). Segundo o editorial, os danos causados pela droga em camundongos e macacos foram semelhantes aos encontrados em humanos. Consumidores regulares da droga têm níveis mais baixos do neurotransmissor serotonina no fluido cérebro-espinhal.

FÍSICA
Einstein Estava Certo?, de Clifford M. Will. Trad. Mary Grace Figuiera Perpétuo. Editora UnB (SCS Quadra 2, Bloco C, 78, 2º andar, Edifício OK, Brasília, DF, CEP 70300-500, tel. 061/226-6874, ramal 27). 279 págs. R$ 28,50.
O professor de física da Universidade Washington relata os "experimentos imaginários" que Albert Einstein usava, mostrando que o processo einsteniano continua a ser uma grande ferramenta para a teorização da física.

GENÉTICA
Introdução ao Melhoramento Genético de Plantas, de Ronald José Barth Pinto. Editora da Universidade Estadual de Maringá (Campus Universitário, av. Colombo, 5790, Maringá, PR, CEP 87020-900, tel. 044/226-2727). 275 págs. R$ 20.
O obra aborda a importância do melhoramento de plantas e os sistemas reprodutivos e de controle de polinização em plantas superiores.

Texto Anterior: Marinheiros criam adaptação do inglês
Próximo Texto: Droga cardíaca pode tratar impotência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.