São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é plasma e qual a sua utilização?

Leandro Vicenzoti, 18, estudante, Orlândia (SP)
Roberto Szente, do IPT responde:
"Plasma é considerado como o quarto estado da matéria, sendo normalmente constituído por um gás parcialmente ou totalmente ionizado (inicialmente, o gás é composto de moléculas, que no estado de plasma, estarão decompostas em átomos. Estes, por sua vez, perderão elétrons, tornando-se íons).
"Essa característica permite que ele possa ser manipulado por campos elétricos e magnéticos. Para estar ionizado, o plasma precisa receber energia. Usa-se normalmente eletricidade para fornecer a energia, sendo que essa energia permitirá não só a ionização do gás, mas seu aquecimento.
"Plasmas são usados largamente em indústrias, centros de pesquisa e universidades. Podemos dividir os campos de utilização dos plasmas em duas grandes áreas: plasma físico e plasma químico.
"Plasma físico se refere ao plasma que ocorre em processos de fusão nuclear, onde se tenta gerar energia por meio da fusão de partículas. As temperaturas desses plasmas chegam a centenas de milhões de graus. Para manter o plasma a essas temperaturas, usam-se campos magnéticos, confinando-o e não permitindo que ele entre em contato com as paredes do reator.
"Plasmas químicos se dividem em duas áreas: baixas e altas pressões. Baixas pressões (abaixo de 100 torr) são encontrados em processos como fabricação de chips de computadores. Altas pressões (próximas da pressão atmosférica) são empregados em processos industriais como a metalurgia."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Droga cardíaca pode tratar impotência
Próximo Texto: ERZA POUND; GERTRUDE STEIN; JABUTI; VARGAS LLOSA; POESIA 1; POESIA 2; SEMINÁRIO; LANÇAMENTO; FILOSOFIA; SUPLEMENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.