São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Audiências mais baixa na noite de sábado 'esfria' programação na TV

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Só o espectador persistente consegue passar o sábado à noite diante da TV. Como o número de aparelhos ligados cai cerca de 5% -comparado com a média de segunda a sexta-, quem fica em casa tem de engolir a programação mais morna da semana.
A partir das 22h -depois dos telejornais e das novelas-, as opções se resumem a batidos programas humorísticos, musicais de apelo popular e sessões de filmes, que geralmente apresentam os títulos mais fracos do acervo das emissoras.
"A audiência sempre cai aos sábados, quando parte da população sai para jantar ou vai ao cinema", diz Ana Lúcia Lima, diretora-executiva do Ibope.
Segundo dados do intituto, o número de televisores ligados na Grande São Paulo cai em média 5% nas noites de sábado. O Ibope faz o cálculo sobre os 3.970.000 domicílios com TV na região.
Pesquisa realizada no período de 22 de abril a 19 de maio revela que 60% dos domicílios com TV estavam com os aparelhos ligados aos sábados das 18h às 23h59 -enquanto 65% ficavam ligados de segunda a sexta.
"Com a queda de audiência, emissoras como a Globo acabam cobrando menos na hora de vender seu espaço comercial no sábado à noite", diz Chris F. Motta, 39, diretora da agência de publicidade O.F.1972.
A inserção de um comercial de 30 segundos nos intervalos do "Chico Total", por exemplo, custa R$ 44.036 -mais barato que a inserção no "Tela Quente", às segundas-feiras, quando o preço sobe para R$ 50.941.
Veicular um comercial em outros programas noturnos da Globo, como "Terça Nobre", "Você Decide" e "Globo Repórter", também sai mais caro.
O humorístico de Chico Anysio só bate a cotação das noites de quinta, quando a Globo exibe "Plantão Médico" -frequentemente cancelado devido à transmissão de jogos. A inserção de um comercial no intervalo da série custa R$ 43.036.
"O sábado é um dia morto para o anunciante, já que o comércio fecha aos domingos", afirma Guilherme Battendieri, 23, planejador de Mídia da W/Brasil.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Sábado tem programação 'popular'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.