São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996![]() |
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CARTAS * "Sofri um acidente com meu Gol. O corretor de seguros decidiu levar o carro à autorizada Alavel. O veículo demorou mais de 60 dias para ficar pronto. Ao ser liberado, constatei vários problemas: faltavam o isqueiro e a placa dianteira, o relógio não funcionava, a luz interna não acendia, o escapamento estava danificado e a temperatura do veículo aumentava bruscamente. Resolvi escrever uma carta à Volkswagen, porém até hoje não recebi nenhuma resposta." Adriano Novaes Cerqueira (Salvador, BA) Resposta A Volkswagen informou que o assunto está sendo encaminhado à Alavel. * "Comprei um Tipo 1.6 i.e., ano 95, na concessionária Portofino, em setembro do ano passado. O veículo apresenta problemas de alinhamento e balanceamento, câmbio, pintura, freios e barulhos na suspensão. Levei o carro novamente à Portofino. Retornei inúmeras vezes à revenda, sem sucesso. Solicito a troca do carro ou a restituição da quantia paga." José Gomes da Silva (São Paulo, SP) Resposta A Fiat informou que no dia 19 de abril o veículo foi reparado pela concessionária Portofino. A Folha contatou o leitor e foi informada de que o carro continua com os mesmos problemas, após passar por 14 vezes pela revenda Portofino. O leitor diz que acionou o Procon. * "Gostaria de saber qual é o endereço e telefone do Clube da Veraneio." Antonio Machado Barbosa (Fortaleza, CE) Resposta O Clube da Veraneio fica na av. dos Bandeirantes, 3.501, Moema, São Paulo, tel. (011) 520-8544. O endereço para correspondência é r. dos Chanés, 566, Moema, São Paulo, CEP 04087-032. * "Sou um infeliz proprietário de um Tempra, ano 93, modelo 94. Na revisão dos 10 mil km, levei o carro à revenda Delsul. Dois meses depois, retornei à revenda para checagem de ruídos na suspensão e revisão nos freios. O carro apresentava ainda outros problemas, que credito à falta de qualidade do produto. Quanto ao problema no freio, deduzo que a revisão dos 10 mil km não foi realizada corretamente." Renato Índio da Costa Lemos (Brasília, DF) Resposta A Fiat informou que a concessionária Delsul tentou por várias vezes contatar o cliente, não obtendo sucesso, pois ele se mudou para Brasília. A montadora disse ainda que forneceu à revenda o novo telefone do cliente, para que seja feito outro contato e um reembolso em caráter de cortesia. A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que não houve, por parte da Delsul, até o dia 18 de junho, nenhum contato. A carta do leitor foi enviada à Fiat em agosto do ano passado. A montadora só enviou resposta no último dia 15 de maio. * "Tenho uma moto Suzuki GSX 750 F, ano 96. Com 50 km de uso, notei que estava vazando combustível pela tampa do reservatório. Fui à revenda J. Santos e verificaram que a mangueira estava dobrada. Acontece que, com o vazamento de combustível, o verniz do tanque descascou. Gostaria de saber se tenho direito ao conserto na garantia, já que o problema aconteceu por causa de um defeito de montagem da motocicleta." Rogério Martins dos Reis (Pedregulho, SP) Resposta A Suzuki afirma que os reparos na motocicleta estão sendo realizados. A empresa diz ter entrado em contato com o cliente e com a assistência técnica da distribuidora J. Toledo, para verificar se realmente há problemas de fabricação. Caso seja comprovado o erro, a moto receberá todos os reparos necessários, afirma a Suzuki. A Folha contatou o leitor, que confirmou as informações prestadas pela Suzuki. * "No dia 20 de abril do ano passado, comprei um Logus GLSi 2.000, ano 95, na revenda Davox. Com cerca de 1.000 km, o carro ficou parado na revenda Diadel, por quatro dias, com defeito no acionamento do vidro elétrico, barulhos na suspensão dianteira, velocímetro oscilante e dificuldade de engate das marchas. A Diadel informou que o problema na suspensão era característico do veículo. Em setembro, o carro ficou novamente parado, dessa vez na revenda Cibramar. Alegaram falta de peças para a troca do velocímetro. Disseram ainda que o vidro elétrico estava com problemas na memória e que o barulho na suspensão era normal. Hoje, o carro permanece com os mesmos problemas, além de manchas na pintura: o Logus foi pintado três vezes e não acertaram a tonalidade da cor. Quando se paga R$ 22,5 mil por um veículo, espera-se garantia, qualidade, conforto e segurança." Edson Lupis (São Bernardo do Campo, SP) Resposta A Volkswagen afirma que acompanhou o caso do cliente e que, após correções realizadas na concessionária Diadel, o veículo foi entregue em condições normais de uso no dia 3 de maio. Lupis disse à Folha que realmente retirou o carro da revenda sem problemas no dia 3 de maio -só que, um mês depois, todos os problemas voltaram, inclusive as manchas na pintura. Ele afirmou que vai retornar à concessionária e que irá entrar em contato com o Procon, caso não haja solução para os problemas. * "Gostaria de informar que mudou o endereço do Clube do Dodge. A nova sede fica na av. do Oratório, 3.152, Mooca, tel. (011) 979-0393 (provisório). O clube oferece peças e mão-de-obra especializada. Sócrates Marcus Fumo (São Paulo,SP) Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção. Texto Anterior: Trio elétrico oferece mais comodidade Próximo Texto: Palio EL leva vantagem sobre Uno CS Índice |
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