São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
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CARTAS

* "Sofri um acidente com meu Gol. O corretor de seguros decidiu levar o carro à autorizada Alavel.
O veículo demorou mais de 60 dias para ficar pronto. Ao ser liberado, constatei vários problemas: faltavam o isqueiro e a placa dianteira, o relógio não funcionava, a luz interna não acendia, o escapamento estava danificado e a temperatura do veículo aumentava bruscamente.
Resolvi escrever uma carta à Volkswagen, porém até hoje não recebi nenhuma resposta."
Adriano Novaes Cerqueira (Salvador, BA)
Resposta
A Volkswagen informou que o assunto está sendo encaminhado à Alavel.

* "Comprei um Tipo 1.6 i.e., ano 95, na concessionária Portofino, em setembro do ano passado.
O veículo apresenta problemas de alinhamento e balanceamento, câmbio, pintura, freios e barulhos na suspensão.
Levei o carro novamente à Portofino. Retornei inúmeras vezes à revenda, sem sucesso.
Solicito a troca do carro ou a restituição da quantia paga."
José Gomes da Silva (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou que no dia 19 de abril o veículo foi reparado pela concessionária Portofino.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que o carro continua com os mesmos problemas, após passar por 14 vezes pela revenda Portofino. O leitor diz que acionou o Procon.

* "Gostaria de saber qual é o endereço e telefone do Clube da Veraneio."
Antonio Machado Barbosa (Fortaleza, CE)
Resposta
O Clube da Veraneio fica na av. dos Bandeirantes, 3.501, Moema, São Paulo, tel. (011) 520-8544.
O endereço para correspondência é r. dos Chanés, 566, Moema, São Paulo, CEP 04087-032.

* "Sou um infeliz proprietário de um Tempra, ano 93, modelo 94.
Na revisão dos 10 mil km, levei o carro à revenda Delsul. Dois meses depois, retornei à revenda para checagem de ruídos na suspensão e revisão nos freios.
O carro apresentava ainda outros problemas, que credito à falta de qualidade do produto. Quanto ao problema no freio, deduzo que a revisão dos 10 mil km não foi realizada corretamente."
Renato Índio da Costa Lemos (Brasília, DF)
Resposta
A Fiat informou que a concessionária Delsul tentou por várias vezes contatar o cliente, não obtendo sucesso, pois ele se mudou para Brasília.
A montadora disse ainda que forneceu à revenda o novo telefone do cliente, para que seja feito outro contato e um reembolso em caráter de cortesia.

A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que não houve, por parte da Delsul, até o dia 18 de junho, nenhum contato.
A carta do leitor foi enviada à Fiat em agosto do ano passado. A montadora só enviou resposta no último dia 15 de maio.

* "Tenho uma moto Suzuki GSX 750 F, ano 96. Com 50 km de uso, notei que estava vazando combustível pela tampa do reservatório.
Fui à revenda J. Santos e verificaram que a mangueira estava dobrada. Acontece que, com o vazamento de combustível, o verniz do tanque descascou.
Gostaria de saber se tenho direito ao conserto na garantia, já que o problema aconteceu por causa de um defeito de montagem da motocicleta."
Rogério Martins dos Reis (Pedregulho, SP)
Resposta
A Suzuki afirma que os reparos na motocicleta estão sendo realizados.
A empresa diz ter entrado em contato com o cliente e com a assistência técnica da distribuidora J. Toledo, para verificar se realmente há problemas de fabricação.
Caso seja comprovado o erro, a moto receberá todos os reparos necessários, afirma a Suzuki.

A Folha contatou o leitor, que confirmou as informações prestadas pela Suzuki.

* "No dia 20 de abril do ano passado, comprei um Logus GLSi 2.000, ano 95, na revenda Davox.
Com cerca de 1.000 km, o carro ficou parado na revenda Diadel, por quatro dias, com defeito no acionamento do vidro elétrico, barulhos na suspensão dianteira, velocímetro oscilante e dificuldade de engate das marchas.
A Diadel informou que o problema na suspensão era característico do veículo.
Em setembro, o carro ficou novamente parado, dessa vez na revenda Cibramar. Alegaram falta de peças para a troca do velocímetro. Disseram ainda que o vidro elétrico estava com problemas na memória e que o barulho na suspensão era normal.
Hoje, o carro permanece com os mesmos problemas, além de manchas na pintura: o Logus foi pintado três vezes e não acertaram a tonalidade da cor.
Quando se paga R$ 22,5 mil por um veículo, espera-se garantia, qualidade, conforto e segurança."
Edson Lupis (São Bernardo do Campo, SP)
Resposta
A Volkswagen afirma que acompanhou o caso do cliente e que, após correções realizadas na concessionária Diadel, o veículo foi entregue em condições normais de uso no dia 3 de maio.
Lupis disse à Folha que realmente retirou o carro da revenda sem problemas no dia 3 de maio -só que, um mês depois, todos os problemas voltaram, inclusive as manchas na pintura.
Ele afirmou que vai retornar à concessionária e que irá entrar em contato com o Procon, caso não haja solução para os problemas.

* "Gostaria de informar que mudou o endereço do Clube do Dodge. A nova sede fica na av. do Oratório, 3.152, Mooca, tel. (011) 979-0393 (provisório). O clube oferece peças e mão-de-obra especializada.
Sócrates Marcus Fumo (São Paulo,SP)

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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