São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porto tem torres e pontes monumentais

ULISSES INFANTE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Olhar para o Porto pela primeira vez é uma experiência memorável. A cidade é impressionante: o Douro passa por sob as grandes pontes, na ribeira e nas encostas os becos se cruzam e entrecruzam, subindo e descendo e deixando entrever detalhes da arquitetura antiga e da vida cotidiana -arcos e fachadas medievais, telhados cobertos de vegetação, trechos de muralhas, roupas nos varais, gatos, gaivotas, laranjeiras.
Na parte alta da cidade, as torres da Sé e dos Clérigos contribuem ainda mais para aumentar a impressão de monumentalidade. À noite, a iluminação amarela transforma o Porto num colosso dourado, sólido, invicto, pétreo.
Pontes
A ponte ferroviária d. Maria Pia foi projetada pelo engenheiro francês Eiffel e data de 1877. No mesmo estilo, a ponte rodoviária d. Luís 1º, de 1886, transformou-se em símbolo da cidade.
É indispensável percorrê-la a pé, seja para experimentar a vertigem de olhar para o rio, lá embaixo, seja para admirar mais uma vez a beleza da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia, na margem sul.
Devem-se também visitar a catedral da Sé, a igreja e a torre dos Clérigos, a igreja de São Francisco, a Casa do Infante, o Palácio da Bolsa, a rua das Flores. Podem-se fazer boas compras nas lojas do centro da cidade e comer maravilhosos doces nas confeitarias da praça da Liberdade.
É imprescindível passear à noite pela ribeira, onde se pode comer e beber sem gastar muito enquanto se desfruta a movimentada vida boêmia da cidade.
Dica
Um hotel muito bem localizado, onde se encontra simpatia, limpeza e qualidade, é o Hotel da Bolsa, na rua Ferreira Borges, 101, telefone (02) 202-6767. Aconselha-se aos hóspedes que solicitem um quarto que dê vista para o rio e para as caves.
Uma boa sugestão para pagar pouco e comer bem em um ambiente simples e agradável é o Carlos Alberto, próximo à Universidade. Recomenda-se um filé de atum grelhado com batatas cozidas.

Texto Anterior: Para quando você for a Portugal
Próximo Texto: Café e doces são bons e baratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.