São Paulo, terça-feira, 25 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gloria Estefan vai a Atlanta

ISABEL FLORES
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM MIAMI

Em julho, "Reach" será ouvida pelo mundo inteiro na abertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta. A canção faz parte de "Destiny", novo álbum de Gloria Estefan.
"Em 1952 meu pai ganhou uma medalha de bronze jogando vôlei por Cuba. Acho que música e esporte fazem uma grande combinação", diz a mais bem-sucedida cantora cubana do mundo -vendeu mais de 20 milhões de discos.
Além de "Reach" ser escolhida como tema oficial da Olimpíada, teve o seu refrão "higher, stronger and faster" (mais alto, mais forte e mais rápido) transformado no slogan do evento.
"Destiny" é o primeiro álbum de Gloria todo gravado em inglês desde 1991. Letras em inglês e ritmos cubanos são definidos por ela como "arroz, feijão e hambúrguer -assim é a minha música".
Com exceção de "Hold me Thrill me, Kiss me", Gloria grava em espanhol há anos. "Abriendo Puertas" levou o Grammy de melhor performance latina em 95.
Seu produtor é Emilio Estefan, marido e músico que trabalha com ela desde a época do grupo Miami Sound Machine.
Gloria chegou a Miami com dois anos de idade, junto com os pais refugiados de Cuba. Hoje é considerada subversiva na ilha. Não pode entrar lá. "Sei que os cubanos me adoram, mas Fidel tem algum problema comigo. Talvez porque eu mexa muito dançando a conga e ele não sabe dançar".
Mansões e restaurantes A cubana tem quatro mansões na Star Island de Miami, tendo como vizinhos Silvester Stalone e Madonna, além de dois restaurantes em South Beach.
A turnê mundial "Evolution" estréia dia 18 de julho em Atlanta, onde volta a tocar no encerramento dos Jogos. Depois passa por Europa e América Latina.
O Brasil continua fora de sua rota. "Ninguém me conhece lá. E olha que até já gravei em português", lamenta. "É uma pena porque eu adoro Tom Jobim, Caetano Veloso, Ivan Lins, Simone e, é claro, Roberto Carlos, que é meu amigo pessoal e está na versão espanhol de "Reach".
Hollywood está em seus planos futuros. Segundo ela, Oliver Stone convidou-a para o papel de Evita, que recusou. "Era muito para a primeira tentativa. Quero começar devagar."

Texto Anterior: "Vala" mostra a repressão no Brasil
Próximo Texto: Caetano Veloso faz show intimista em NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.