São Paulo, terça-feira, 25 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta egípcio Salah Abu Seif morre aos 81; Manoel de Oliveira dirige curta com francês

Cineasta egípcio Salah Abu Seif morre aos 81
Morreu no último sábado na cidade do Cairo, aos 81 anos, o cineasta egípcio Salah Abu Seif, um pioneiro do cinema árabe. Cineasta de grande empenho político e social, Seif estreou na direção em 1945, com o filme "Sempre em Meu Coração". Algumas mensagens de seu "As Aventuras de Antar e Abla", de 1947, como "a terra dos árabes é para os árabes", inspiraram a revolução egípcia de 1952. Em "Eu sou Livre", "Não Durmo" e "A Juventude de uma Mulher" tratou de temas como a liberdade e a sexualidade da mulher. Dirigiu ainda "O Haman de Malatili", em que tratou da homossexualidade por meio da intimidade dos banhos turcos (haman).

Manoel de Oliveira dirige curta com francês
O diretor português Manoel de Oliveira, 89 anos, co-dirigiu com o francês Jean Rouch, 77, um curta sobre a cidade do Porto. Estréia em novembro, na comemoração dos 100 anos de cinema em Portugal.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Schneider é a nova diva das "big bands"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.